São Paulo, sábado, 09 de novembro de 2002

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CINEMA

Segundo longa-metragem dirigido pelo francês Christian Carion aproxima opostos com detalhes originais

"Encontro Inesperado" lança olhar realista à rotina no campo

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Sabemos pouco sobre a vida dos fazendeiros. É bem verdade que aqui eles aparecem com razoável frequência nos filmes brasileiros, porém mais na condição de proprietários do que de fazendeiros propriamente ditos.
Também os vemos nos filmes americanos, mas quase sempre em obras com caráter histórico, em que defendem suas propriedades com armas na mão.
O interesse inicial de "Encontro Inesperado" consiste em tentar reconstituir a rotina de trabalho e o modo de vida desses profissionais. O diretor-roteirista Christian Carion recorre, nesse sentido, à tradição documental francesa ao narrar a história de Sandrine (Mathilde Seigner), parisiense que resolve comprar a propriedade do velho e pouco sociável Adrien (Michel Serrault) e se mudar para lá com armas e bagagens.
A partir daí, o filme toca em vários temas referentes a esse modo de vida, da submissão do homem aos ritmos da natureza à sua solidão, do confronto entre o tradicionalismo dos velhos e a modernidade dos mais jovens aos infortúnios que podem vitimá-los.
Na vida de Adrien existem dois fatos centrais: a morte da mulher, ocorrida há dez anos, e a doença da vaca louca. O primeiro privou-o de uma companheira de 35 anos. O segundo, de seus animais. Na ordem cronológica, aliás, o segundo precede o primeiro e é dado por Adrien como a causa da morte da mulher. Não é preciso mais para compreender o desgosto que habita esse misantropo.
O filme é bem menos preciso a respeito de Sandrine. Por que ela decide trocar Paris pelo campo? Suas razões soam evasivas: excesso de trânsito ou um desejo antigo de se mudar. Apesar dessa fraqueza, o longa dá conta de seu objetivo central, que é aproximar esses seres tão opostos: o homem e a mulher, o velho e o novo, o desiludido e o esperançoso -ambos dotados de sociabilidade difícil.
E o faz graças a um trabalho eficiente nos detalhes: do nascimento de animais à alimentação no campo, passando pelas agruras (e a consequente depressão) que o inverno reserva aos fazendeiros -são essas notações, por vezes rápidas, sintéticas, que constituem a originalidade do filme.

Encontro Inesperado
Une Hirondelle a Fait le Printemps


   
Direção: Christian Carion
Produção: França, 2001
Onde: em cartaz no Cinesesc




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