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CINEMA
Segundo longa-metragem dirigido pelo francês Christian Carion aproxima opostos com detalhes originais
"Encontro Inesperado" lança olhar realista à rotina no campo
INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA
Sabemos pouco sobre a vida
dos fazendeiros. É bem verdade que aqui eles aparecem com
razoável frequência nos filmes
brasileiros, porém mais na condição de proprietários do que de fazendeiros propriamente ditos.
Também os vemos nos filmes
americanos, mas quase sempre
em obras com caráter histórico,
em que defendem suas propriedades com armas na mão.
O interesse inicial de "Encontro
Inesperado" consiste em tentar
reconstituir a rotina de trabalho e
o modo de vida desses profissionais. O diretor-roteirista Christian Carion recorre, nesse sentido,
à tradição documental francesa
ao narrar a história de Sandrine
(Mathilde Seigner), parisiense
que resolve comprar a propriedade do velho e pouco sociável
Adrien (Michel Serrault) e se mudar para lá com armas e bagagens.
A partir daí, o filme toca em vários temas referentes a esse modo
de vida, da submissão do homem
aos ritmos da natureza à sua solidão, do confronto entre o tradicionalismo dos velhos e a modernidade dos mais jovens aos infortúnios que podem vitimá-los.
Na vida de Adrien existem dois
fatos centrais: a morte da mulher,
ocorrida há dez anos, e a doença
da vaca louca. O primeiro privou-o de uma companheira de 35
anos. O segundo, de seus animais.
Na ordem cronológica, aliás, o segundo precede o primeiro e é dado por Adrien como a causa da
morte da mulher. Não é preciso
mais para compreender o desgosto que habita esse misantropo.
O filme é bem menos preciso a
respeito de Sandrine. Por que ela
decide trocar Paris pelo campo?
Suas razões soam evasivas: excesso de trânsito ou um desejo antigo
de se mudar. Apesar dessa fraqueza, o longa dá conta de seu objetivo central, que é aproximar esses
seres tão opostos: o homem e a
mulher, o velho e o novo, o desiludido e o esperançoso -ambos
dotados de sociabilidade difícil.
E o faz graças a um trabalho eficiente nos detalhes: do nascimento de animais à alimentação no
campo, passando pelas agruras (e
a consequente depressão) que o
inverno reserva aos fazendeiros
-são essas notações, por vezes
rápidas, sintéticas, que constituem a originalidade do filme.
Encontro Inesperado
Une Hirondelle a Fait le Printemps
Direção: Christian Carion
Produção: França, 2001
Onde: em cartaz no Cinesesc
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