UOL


São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 2003

Próximo Texto | Índice

DANÇA

Solistas do Ballet Bolshoi protagonizam o clássico de Cervantes acompanhados por companhia do Leste Europeu

"Dom Quixote" reaviva os passos da academia russa

Divulgação
Toureiros em cena do balé "Dom Quixote", de Marius Petipa, que tem música de Ludwig Minkus


KATIA CALSAVARA
DA REDAÇÃO

Quando montou o balé clássico "Dom Quixote", baseado na obra homônima de Miguel de Cervantes (1547-1616), o coreógrafo Marius Petipa (1818-1910) causou frisson no gélido cenário russo. Era 1869 e dominavam a cena as sílfides esvoaçantes dos balés românticos.
No lugar das tenras túnicas de cores claras, as senhoritas se vestiram de vermelho, preto e amarelo, abanaram seus leques e agilizaram os passos para serem cantadas pelos toureiros. A alegria hispânica tomou conta do palco.
A partir de hoje, no Credicard Hall, os solistas do Ballet Bolshoi protagonizam a remontagem desse clássico de repertório em três atos acompanhados pelo corpo de baile do Balé da República de Mari-El (província autônoma da Rússia), dirigida por Konstantin Ivanov, 30, também primeiro bailarino do Bolshoi.
Em entrevista à Folha, Ivanov diz se sentir confortável no cargo de diretor da companhia sem precisar abandonar o posto de solista do Bolshoi. "Eu vivo para a dança, então é difícil me cansar", diz.
Sobre a situação atual da dança em seu país, ele compara o trabalho recente com a limitação vivida nos tempos de Guerra Fria. "O pior período já passou, quando tivemos de nos readaptar a um novo regime. As regras do jogo mudaram, mas não a nossa essência. E como na Rússia a dança é quase um esporte nacional, isso garantiu a nossa sobrevivência."
O Bolshoi também passou por mudanças estruturais e não é mais estatal, o que deixou a companhia sem as regalias do apoio financeiro. Ivanov acha que "a mudança foi para melhor".
Sua partner, a bailarina Elena Andrienko, 31, que entrou no grupo na nova fase, diz que "a companhia hoje é uma empresa. Agora temos liberdade para dançar em vários grupos da Europa, EUA e Japão, como tenho feito nos últimos tempos", comenta.
Um dos momentos mais esperados de "Dom Quixote" é o pas-de-deux de casamento de Kitri (Andrienko) e Basílio (Ivanov), que revezam os papéis com Ksenia Tsareva e Evgeny Kern. Embalados pela música de Ludwig Minkus, é um dos duos mais sensuais e intensos da dança clássica.

DOM QUIXOTE. Onde: Credicard Hall (av. das Nações Unidas, 17.955, tel. 6846-6010). Quando: hoje e amanhã, às 21h30, e sex., às 22h. Quanto: de R$ 30 a R$ 150. Patrocinador: Peugeot.


Próximo Texto: Jazz: Saxofonista "ensina" seu estilo em SP
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.