São Paulo, quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Índice

Teatro entra em férias nos próximos dias

Mais de 40 peças se despedem dos palcos paulistanos; sucessos como "Anatomia Frozen" têm volta agendada para janeiro

Público tem última chance para ver "Querô", do Folias, "Exercício nº 2: Formas Breves", de Bia Lessa, e "Cacilda!!", do Oficina

Lenise Pinheiro/Folha Imagem
Cena de "Exercício nº 2: Formas Breves", dirigida por Bia Lessa

DA REPORTAGEM LOCAL

O recesso teatral de fim de ano, que se anuncia desde meados de novembro com o encerramento de algumas temporadas em São Paulo, ganha corpo nos próximos dias, quando se despedem mais de 40 peças (veja no quadro ao lado).
Dentre as que não devem voltar em janeiro, estão trabalhos bem recebidos pela crítica, como "Querô - Uma Reportagem Maldita", em que Marco Antonio Rodrigues dirige 41 participantes das oficinas de interpretação do Folias d'Arte. Ou o carioca "Exercício nº 2: Formas Breves", colagem de textos de James Joyce, Dostoiévski e bulas de remédio comandada por Bia Lessa e encenada por atores não profissionais.
No Oficina, chegam ao fim "Cacilda!!", segunda parte da tetralogia de José Celso Martinez sobre Cacilda Becker, e "O Banquete", de Platão. O começo de 2010 deve ser de pé na estrada para a companhia.
Algumas das produções mais elogiadas deste ano regressam à cena depois das festas. É o caso de "Anatomia Frozen", em que a equipe criativa do sucesso "Agreste" amarra testemunhos distintos sobre o abuso sexual de uma criança.
Já "Raptada pelo Raio", segundo fruto da pesquisa da Cia. Livre sobre ritos ameríndios, faz minitemporada, de 15 a 31 de janeiro, na sede do grupo. A peça, que estreou em maio, recebeu três indicações ao Prêmio Shell-SP, incluindo autor.
Outro que abre as cortinas de novo em 2010 é Elias Andreato, com sua declaração de amor aos gênios do teatro, "Doido", que acaba de lhe valer o prêmio de melhor ator do ano da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).
Belo trabalho escondido na discreta sede do Pessoal do Faroeste, em Campos Elíseos (centro), "Meio Dia do Fim" flagra o embate verbal de um casal de latifundiários que destrincha seu (des)amor com a secura de quem estivesse a demarcar terras. A previsão é de que volte a ser apresentado em fevereiro.
Sucessos de 2007 que viajaram pelo país durante boa parte deste ano, "Rainha [(s)] -°Duas Atrizes em Busca de um Coração" e "A Alma Boa de Setsuan" reencontram a plateia paulistana em janeiro, respectivamente, nos dias 15 e 29, nos teatros Tucarena e Tuca. (LN)


Texto Anterior: Cinema: Butantã recebe Cine Tela Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.