São Paulo, sábado, 11 de setembro de 2004

Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Grupo californiano, nome da moda entre público adolescente, faz única apresentação na América Latina, hoje em SP

Linkin Park apresenta sua fórmula teen

Ethan Miller - 27.jun.2003/Reuters
O vocalista do Linkin Park Chester Bennington; grupo que toca hoje mistura rock e hip hop


DANIEL BUARQUE
DA REDAÇÃO

Num dos maiores eventos musicais do ano, a banda californiana de nu-metal Linkin Park -o nome da moda entre os adolescentes- faz hoje sua única apresentação na América Latina, no estádio do Morumbi, inaugurando o Chimera Music.
Surgido no final dos anos 90, o grupo lançou dois discos de estúdio, um de remixes e um ao vivo. O álbum de estréia, "Hibrid Theory", foi o mais vendido de 2001 -mais de 14 milhões de cópias; sete discos de platina e um Grammy.
Todo o sucesso se deve à competência na produção de um rock pesado misturado com hip hop e discotecagem. "Quem gosta de hip hop vai gostar, quem gosta de rock também. Fizemos algo realmente diferente, algo que ninguém nunca havia feito antes. Muitas pessoas nos escutam por causa disso", diz o baixista Dave "Phoenix" Farrel, 27, à Folha.
O baterista Rob Bourdon, 25, não gosta de rotular a banda como nu-metal. "Gostamos de misturar e criar nosso próprio estilo."
Músicas como "In the End", "Faint", "Numb" e "Somewhere I Belong", que misturam gritos agudos do vocalista Chester Bannington com trechos falados pelo outro cantor da banda, Mike Shinoda, e batidas de rap com guitarras distorcidas conquistaram os topos das paradas. A banda passou a se apresentar para públicos de mais de 100 mil pessoas, e o segundo álbum, "Meteora", foi o mais vendido do ano passado em pelo menos 16 países. Segundo Phoenix, a banda já queria vir ao Brasil há cerca de quatro anos. "Vamos fazer um show diferente, com músicas antigas e "Wish", cover do Nine Inch Nails."
A produção do evento preparou uma estrutura especial para o estádio, com cem banheiros, quatro lanchonetes e 1.500 seguranças. Os acessos ao Morumbi serão organizados por 180 guardas da CET e feitos pelas pontes Morumbi, Cidade Jardim e Eusébio Matoso. O público terá acesso ao estádio por seis entradas.
A banda santista Charlie Brown Jr. faz o show de abertura. Na seqüência do Chimera Music, o rapper americano 50 Cent é a atração principal da noite dedicada ao hip hop, dia 18, no Pacaembu.

CHIMERA ROCK MUSIC FESTIVAL. Onde: Estádio do Morumbi (pça. Roberto Gomes Pedrosa, s/nš, Morumbi, tel. 2162-7250). Quando: hoje (abertura dos portões às 16h, show do Linkin Park: 22h. Quanto: de R$ 80 a R$ 150. Censura: 14 anos (de 10 a 13 se acompanhado dos pais ou responsável).


Próximo Texto: Eletrônica: DJ Kid Koala harmoniza estilos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.