São Paulo, quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Texto Anterior | Índice

Montagem de "Macbeth" revela coxias e mantém atores diante do público

Adaptação do texto de Shakespeare estréia amanhã no espaço Crisantempo

Lenise Pinheiro/Folha Imagem
O protagonista Marcos Suchara e Renata Zhaneta em cena de "Macbeth - A Peça Escocesa"


DA REPORTAGEM LOCAL

Com seis Shakespeare nas costas, entre eles um assassino no "Ricardo 3º" de Jô Soares, um serial-killer (no monólogo "Licurgo", de Celso Cruz) e um suicida ("Werther", de Goethe), Marcos Suchara, 37, se diz feliz e inspirado para protagonizar o seu primeiro Macbeth.
Dono de elogiada preparação corporal (fruto de cinco anos de dança com Sandro Borelli), o ator catarinense, de ascendência polonesa, está qualificado para "carregar" o espetáculo, segundo Regina Galdino, a diretora de "Macbeth - A Peça Escocesa", que estréia amanhã. Escrita em 1605, a ação se passa na Escócia da Idade Média. Macbeth é instigado pela ambiciosa mulher, Lady Macbeth, a matar o rei Duncan, hospedado em seu castelo.
Em seguida, faz com que a culpa recaia sobre o filho de Duncan. Por ser o próximo na linha de sucessão, Macbeth assume o trono. A partir daí, passa a eliminar todos aqueles que representem uma ameaça ao seu poder.
Segundo Galdino, a montagem reforça a leitura da ambição desmedida pelo poder, que desorganiza não só as relações humanas como também a natureza -não por acaso, as florestas se movem em meio ao horror que se abate sobre os personagens. Também estão em xeque as aparências enganosas no jogo de meias-verdades das bruxas que profetizam dias piores ou melhores, a depender do interlocutor.
"É uma montagem franciscana", diz Galdino, referindo-se à opção por elementos sintéticos na cena. "Não há nenhum problema nisso, quando se tem bons atores para ressaltar a qualidade do texto." Marcos Daud e Fernando Nuno traduziram e adaptaram.
Galdino explora a linguagem do teatro dentro do teatro, revelando as coxias e mantendo os atores diante do público. Ao todo, são 13 intérpretes, entre eles Renata Zhaneta, como Lady Macbeth (ela viveu Desdêmona em "Otelo", do grupo Folias d'Arte, e Elisabete em "Ricardo 3º", do Ágora). (VS)

MACBETH - A PEÇA ESCOCESA
Onde:
sala Crisantempo (r. Fidalga, 521, tel. 3819-2287)
Quando: estréia amanhã, às 21h30; sex., às 21h30; sáb., às 21h; dom., às 19h; e seg., às 21h. Até 25/11
Quanto: R$ 10 (sex. e seg.) e R$ 40 (sáb. e dom.)


Texto Anterior: Maratona homenageia Paulo Autran
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.