São Paulo, Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Índice

ARTES PLÁSTICAS
Casa de Portugal reúne 60 miniaturas e 22 cartazes
Minicaravelas estão em SP

Divulgação
Caravela esculpida em caroço de azeitona, de Jorge Verdaguer


DEMETRIUS CAESAR
free-lance para a Folha

Uma caravela feita com um caroço de azeitona é uma das inusitadas obras da exposição "Uma Aventura d'Além Mar", imaginada como parte das comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.
A mostra, em cartaz na Casa de Portugal, reúne 60 miniaturas de caravelas do artista português Jorge Verdaguer e 22 cartazes que mostram mapas de navegação, fotos da terra recém-descoberta, relatórios da viagem e um astrolábio, instrumento de navegação muito utilizado pelos portugueses no século 16.
Cinco desses painéis referem-se aos índios, descrevendo a estrutura familiar e social que os descobridores encontraram na nova terra. Em alguns deles há alusões à prática da antropofagia.
Mas o principal chamariz são mesmo as minúsculas criações de Verdaguer. As pequenas caravelas, que já rodaram o mundo, foram criadas em sabão, cascas de coco e pistache.
A principal responsável pela vinda das pequenas criações ao Brasil foi a mulher do escultor, Rita Verdaguer. Ela elaborou o projeto da mostra e conseguiu o patrocínio via Lei Rouanet, concretizando a empreitada.
Além da mostra, Jorge Verdaguer ministra na cidade, como parte do projeto de Rita, um workshop ensinando as técnicas de miniaturização que ele utiliza em suas obras. As informações sobre o workshop podem ser obtidas na Casa de Portugal.
"Uma Aventura d'Além Mar" é a estréia de uma parceria criada pela Casa de Portugal, no Brasil, com o instituto Camões, órgão responsável pelos projetos culturais do governo português. A exposição foi montada pela primeira vez em 92, quando se comemorou em Portugal os 500 anos de descoberta da América.
A série de cartazes foi criada e organizada pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, formada por historiadores.
Os textos sucintos dos papéis trazem descrições dos acontecimentos que antecederam a partida de Pedro Álvares Cabral e trechos dos diários de bordo, inclusive da descoberta da Terra de Santa Cruz.


Exposição: Uma Aventura d'Além Mar -O Descobrimento do Brasil Onde: galeria da Casa de Portugal (av. Liberdade, 602, tel. 279-5166) Quando: seg. a sex., das 9h às 18h Quanto: entrada franca

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.