São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Próximo Texto | Índice

Mozarteum traz Maazel e Mintz em programação homogênea

2007 também inclui duas sinfônicas espanholas e ainda o Quarteto de Tóquio

DA REPORTAGEM LOCAL

Com uma programação praticamente homogênea, o Mozarteum Brasileiro trará em 2007 dois únicos e unânimes destaques: o violinista russo Shlomo Mintz, um dos grandes em seu instrumento, e o maestro Lorin Maazel, à frente da desconhecida Sinfônica Toscanini, uma das orquestras que procura relevantar a reputação das sinfônicas italianas. Serão ao todo, com o Mozarteum, nove programas com conjuntos e solistas estrangeiros.
Shlomo Mintz é um violinista com uma técnica invejável, que utiliza para despertar a emoção do ouvinte. Apresenta-se em junho, com o pianista tcheco Petr Jirikovsky. Os destaques do programa: a "Sonata nš 2", de Beethoven, e "Tzigane", de Ravel. Quanto a Maazel, ele é um regente extraordinário, que já esteve em São Paulo com a Filarmônica de Viena e que é hoje o diretor musical da Filarmônica de Nova York. A Sinfônica Toscanini procura refazer a boa imagem das orquestras que, na Itália, perderam um espaço imenso para suas congêneres dos demais países europeus -sobretudo Alemanha e Holanda. O conjunto se apresentará em agosto, com programa ainda indefinido.
Outras boas opções do Mozarteum: o Quarteto de Cordas de Tóquio, espécie de vanguarda entre os conjuntos de câmara orientais que alcançaram um grau de excelência na interpretação do repertório europeu clássico e romântico. Eles farão em junho Haydn, Beethoven, Tchaikovsky e Debussy.
Virão também pelo Mozarteum duas sinfônicas espanholas, que naquele país provavelmente procuram ocupar um espaço deixado pela crise -trabalhista e musical- da Orquestra Nacional da Espanha. Trata-se da Euskadi, do País Basco, em setembro, e da Sinfônica da Galícia, em outubro. (JOÃO BATISTA NATALI)

MOZARTEUM BRASILEIRO
Informações:
tel. 3815-6377


Próximo Texto: Festa gratuita reúne música, dança e vídeo-criaturas de Otávio Donasci
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.