São Paulo, terça-feira, 13 de março de 2007

Texto Anterior | Índice

Bailarinos mineiros fazem dança das cadeiras no ar em São Paulo

Cia. Suspensa mistura dança, teatro e circo no espetáculo "Pouco Acima"

RAQUEL COZER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A casa que a Cia. Suspensa leva hoje e amanhã, às 21h, ao Sesc Pinheiros, lembra aquela que Vinicius de Moraes cantava em "A Arca de Noé" (1980): não tem chão, não tem parede. Só tem cadeiras dependuradas em cordas, o que parece estranho, mas basta para os bailarinos construírem sua rotina no espetáculo "Pouco Acima".
A montagem resulta de uma pesquisa da companhia, sediada em Belo Horizonte, acerca das possibilidades da dança no ar. "O mais difícil foi transpor os exercícios do solo para aparelhos aéreos, como o trapézio, porque a superfície deles era muito pequena", diz a bailarina Roberta Manata, 32.
Os quatro intérpretes resolveram reduzir gradualmente a superfície em que estudavam as técnicas até chegar às cadeiras, que foram então suspensas a cinco metros do solo.
Essa casa engraçada nasceu, na verdade, de um divórcio. Os bailarinos da Cia. Suspensa faziam parte da companhia Trampulim, cujo trabalho tem como base a arte circense. A separação, ocorrida em janeiro deste ano, foi amigável: as mesmas questões de afinidade que prenunciavam o rompimento ajudaram a definir a divisão de bens. "Nem tinha como dar briga. A gente já vinha se dividindo em dois grupos; eles ficaram com os estudos de palhaço, e nós, com o trabalho aéreo", diz Manata.
No caminho entre a dança e o circo, a companhia se deparou com o teatro. "O Sérgio Penna [diretor do espetáculo, junto com Ana Virgínia Guimarães] é também bailarino, mas tem formação de ator e nos trouxe um elemento teatral forte.
Além de como se movimentar, passamos a buscar o que falar com os movimentos. Foi então que, de cadeira, pensamos em casa e, de casa suspensa, chegamos ao cotidiano suspenso", conta.


POUCO ACIMA
Quando:
hoje e amanhã, às 21h
Onde: Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195, tel. 3095-9400)
Quanto: R$ 7,50 a R$ 15


Texto Anterior: Filmes da Mostra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.