São Paulo, quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Índice

Elba Ramalho volta às origens em DVD e faz show intimista

Apresentação lança "Raízes e Antenas", em que cantora foi ao sertão da Paraíba

Divulgação
A cantora Elba Ramalho, que faz shows a partir de amanhã no teatro Fecap

CAIO JOBIM
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

No ano passado, Elba Ramalho já não se lembrava da última vez em que estivera em sua cidade natal -Conceição do Piancó, no sertão da Paraíba. "Eu não vou lá nunca, é muito longe", justifica a cantora. Ela retornou às origens durante a produção do DVD "Raízes e Antenas", cujo lançamento em São Paulo acontece amanhã e nos dois próximos fins de semana, no teatro Fecap.
Em documentário contido nos extras do DVD, Elba diz, emoldurada pela árida paisagem de Conceição do Piancó: "A minha música começa aqui". À emoção inicial de estar de volta à terra onde nasceu, seguiram-se sentimentos difusos. "Eu cheguei lá e pensei: "é um mundo próximo, mas ao mesmo tempo distante, que me pertence, mas no qual eu não viveria mais", conta.
"Estou há 35 anos no Rio e isso me faz ter uma visão diferente do Nordeste. É afetivo, é amoroso, mas, ao mesmo tempo, eu tenho a consciência de que aquilo já foi, aquilo passou, embora seja a minha origem e uma fonte que talvez forneça muitos elementos para que o meu trabalho possa existir."
O DVD registra o show derivado de "Qual o Assunto que Mais lhe Interessa?", último disco de estúdio lançado pela cantora (no final de 2007). A apresentação é pautada pelo mesmo princípio que norteou o CD, cujas primeiras idéias foram concebidas pelo cantor e compositor Lenine.
"A idéia era fazer um trabalho em que a intérprete pudesse estar muito fortalecida por um conceito musical de universalidade, que quebrasse esse rótulo da cantora regional, mas sem tirar a minha identidade", diz Elba.
Sua primeira incursão no universo do samba-rock de Jorge Ben Jor, com "Ave Anjo Angelis", se junta à tradição popular nordestina do xote "A Natureza das Coisas", de Accioly Neto. Fazendo a conexão entre um universo e outro, há "Noite Severina", parceria do carioca Pedro Luís com o pernambucano Lula Queiroga -produtor do CD.
Estas e outras 16 canções fazem parte do show gravado no Auditório Ibirapuera, em 2007, com participações de Yamandú Costa (em versão de "Um Índio", de Caetano Veloso), Lenine, Gabriel O Pensador, Margareth Menezes, Spok Frevo Orquestra e uma de suas ramificações, A Trombonada, que acrescenta seu naipe de trombones a "Ave Anjo Angelis".
Nos shows do Fecap, Elba apresentará uma versão intimista do espetáculo, acompanhada por cinco músicos e também cantando alguns dos sucessos de sua carreira.

RAÍZES E ANTENAS (DVD)
Artista: Elba Ramalho
Gravadora: independente
Quanto: R$ 38, em média

ELBA RAMALHO (show)
Quando: sex. e sáb., às 21h, e dom. às 19h; até 23/11
Onde: teatro Fecap (av. Liberdade, 532; tel. 3188-4149)
Quanto: R$ 60
Classificação: não indicado a menores de 12 anos



Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.