São Paulo, domingo, 14 de março de 2010

Índice

Sinfônica da USP inicia temporada

Osusp se apresenta hoje, na Sala São Paulo, sob regência e direção artística da maestrina Ligia Amadio

Divulgação
O violinista chinês Ray Chen, um dos 2 solistas do espetáculo

JOÃO BATISTA NATALI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Osusp (Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo) abre hoje, às 17h, na Sala São Paulo, sua primeira temporada de concertos sob a regência e direção artística da maestrina Ligia Amadio. Os solistas serão dois recentes vencedores do Concurso Rainha Elizabeth, criado na Bélgica em 1937 e considerado a mais difícil e prestigiosa competição para jovens músicos.
O tenor húngaro Szabolcs Brickner fará cinco "lieder" de Richard Strauss (1864-1949), e o violinista chinês Ray Chen fará o "Concerto nº 1" para violino de Max Bruch (1838-1920). O programa se completa com a "Sinfonia em Lá Menor" de César Franck (1822-1890).
A orquestra, criada há 35 anos e que teve como primeiro diretor o também compositor Camargo Guarnieri, alcançou sob a direção de Carlos Moreno, entre 2002 e 2008, um invejável padrão de excelência sinfônica. Mas também há problemas internos, como a existência de apenas 36 músicos titulares -em média, contrata-se outros 30 por concerto.
Ligia Amadio, que por 13 anos foi titular da Sinfônica Nacional, de Niterói -com quem gravou 11 CDs e cinco DVDs-, chefiou recentemente a Sinfônica de Campinas e regerá este ano na Itália, Alemanha e em Israel. Tem ainda compromissos em Mendoza (Argentina), onde costuma se apresentar.
Além dos nove concertos na Sala São Paulo, Amadio e sua sinfônica têm temporada patrocinada pelo governo no Teatro São Pedro, onde, a partir de 30 de abril, estarão no fosso para cinco récitas da ópera "Tosca", de Giacomo Puccini. Com o Municipal fechado para reformas, será das poucas opções de produções líricas em São Paulo.
A Osusp reafirmará em 2010 a tradição de programar peças de autores brasileiros contemporâneos. Assim, serão interpretados Silvio Ferraz, Rodolfo Coelho de Souza, Osvaldo Lacerda, Almeida Prado, Aylton Escobar e, em outubro, programa apenas com obras de compositoras (Valéria Bonafé, Denise Garcia e Silvia de Lucca).


SINFÔNICA DA USP

Quando: hoje, às 17h
Onde: Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, 16, tel. 3223-3966)
Quanto: de R$ 5 a R$ 50
Classificação: livre




Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.