São Paulo, quarta-feira, 14 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme registra mercado de compra de votos

"Os Representantes" aborda relação político-eleitor CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Nascido da pretensão de descrever, a partir dos confins do Amazonas, a relação político-eleitor no Brasil, "Os Representantes" começa com citação grandiloquente: "A Terra provê o bastante para satisfazer a necessidade de todos os homens, mas não a ganância" (Ghandi).
Só que, a exemplo de boa parte da classe política, o filme de Felipe Lacerda não cumpre sua promessa. Gravado em 2005 - já depois da explosão do escândalo do mensalão-, o longa retrata o uso político da distribuição de kits às vítimas de violenta estiagem no Amazonas.
Tem como mérito registrar a naturalidade com que se opera o mercado de votos no país. O vereador Quinho e companheiros da Câmara de Careiro admitem o inconfessável: transporte e alimentação de eleitores em dia de votação, oferta de cestas e até terreno.
O documentário não oferece, porém, cenas desses delitos. Dirigido pelo editor de "Central do Brasil", "Os Representantes" pode até impressionar no exterior. Mas, exibido em pleno panetonegate, não chega a ser novidade no Brasil. Infelizmente. Avançaria se preenchesse algumas lacunas, como flagrar Quinho em dia de eleição ou informar de onde saíram os R$ 100 que entrega a uma família em nome do "chefe".
O filme deixa perguntas no ar. Três vezes, o governador Eduardo Braga parece se comprometer com o pagamento a eleitores. "Não aguento todo esse tiro. Mas a gente dá uma ajuda", diz ele, destacando Bira para a tarefa. O filme não mostra se o dinheiro foi pago, de onde teria saído, nem quem é Bira. Sem as respostas, fica a dúvida: será mesmo tudo verdade?


OS REPRESENTANTES

Direção: Felipe Lacerda
Quando: amanhã, 17h e 21h, no Unibanco Arteplex do Rio
Classificação: 14 anos




Texto Anterior: Longa narra a trajetória do marketing político
Próximo Texto: Teatro: "Dissidente" reestreia hoje em São Paulo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.