São Paulo, Sábado, 14 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Cantor e compositor, que estréia hoje em São Paulo o show de seu mais recente CD, faz críticas ao pop
Lulu Santos traz "Calendário" ao Palace

Eduardo Knapp/Folha Imagem
Lulu Santos em frente ao cartaz de seu show, que estreou ontem no Palace e acontece hoje ás 22h


free-lance para a Folha


"Tô até aqui do pop." Para quem foi acusado de um retorno ao pop sem maiores inovações no mais recente CD, Lulu Santos está uma novidade só. E acaba de estrear, no Palace, a parte paulistana da turnê de "Calendário".
O show vem de uma temporada de um mês e 38 mil espectadores no Rio de Janeiro, e traz uma boaretrospectiva dos mais de 20 anos de estrada do cantor, com músicas que vão de "Como uma Onda" à novíssima "Fogo de Palha".
As críticas ao pop vêm de quem nunca abandonou o "microscópio pop", diz Lulu: "A natureza pop do meu trabalho é tão inequívoca. Quando toco outras coisas, não estou me bandeando para outra seara, estou trazendo essas coisas para minha seara".
O cantor não poupa sua seara: "Essa linguagem só vai encontrar inovação quando deixar de ser auto-referente, obliterada e incestuosa, quando se abrir para o jazz, a música cubana, quando omitir o inglês e falar espanhol".
O público do novo show, de acordo com Lulu, vai da molecada que o conheceu na vinheta do programa teen "Malhação" aos fãs que acompanham a carreira dele desde o começo.
No Palace, com capacidade para 1.710 pessoas, o público não ficará sentado muito tempo. "Na segunda música as pessoas já estão de pé. Mas quis fazer aqui porque estão sempre me pedindo para fazer um show que possa ser assistido com conforto, sem estarem obrigadas a sentir-se em um baile de Carnaval", afirma.
Em um mês de Canecão, o show mudou bastante, segundo Lulu. "A histeria modificou o show, que era muito mais cool quando foi concebido." Entre as músicas apresentadas, há apenas seis do CD novo. "Não quis fazer uma coisa autocongratulatória de "vejam o que eu estou fazendo agora"." Ele escolheu, então, as que julgava essenciais do CD e muitos hits que o público gosta de ouvir.
Logo, logo essa coleção de sucessos será compilada em um acústico da MTV. Lulu recebeu o convite da emissora e diz que está mesmo na hora de fazer essa revisão de sua carreira, além de ser uma nítida cobrança do mercado.
A inclusão de uma de suas canções no "Crooner", de Milton Nascimento, deixou Lulu lisonjeado. "Milton é Milton desde sempre. Ter uma música gravada por ele é como um rito de passagem: acho que agora sou mesmo um compositor de música brasileira." (JULIANA MONACHESI)


Show: Calendário, de Lulu Santos Quando: sex. e sáb., 22h; dom., 19h Onde: Palace (av. dos Jamaris, 213, tel. 5051-4900) Quanto: de R$ 20 a R$ 55

Texto Anterior: Presidiários estão de volta ao palco
Próximo Texto: Zélia Duncan está de volta à cidade com o show "Acesso"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.