São Paulo, Sábado, 14 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES
Instalação retrata efeitos do tempo e finitude da vida
Artista mostra obra perecível na Capela do Morumbi

FRANCESCA ANGIOLILLO
da Redação

Se você for hoje, verá uma coisa. Se for amanhã, o que estará lá já será ligeiramente diferente. Explicitar as mudanças -muitas vezes sutis, mas sempre inexoráveis- que o tempo imprime é uma das marcas da instalação que Raquel Kogan mostra, a partir desta tarde, na Capela do Morumbi.
É uma espécie de "muro", de 2,50 m x 1,60 m, feito com 650 quilos de parafina, que levou dez horas para ser derretida e quatro dias para esfriar. Pavios colocados ao longo da extensão dessa "parede" a iluminam por trás. À frente, grafias/desenhos recobrem a superfície translúcida. Com o consumo da parafina, a obra se modifica. Lenta e irrecuperavelmente.
"O que eu gosto na parafina é que ela simplesmente acaba. Vira gás, não sobra nada", diz Kogan.
Se ficasse exposta por um ano ou mais, tempo que a artista não sabe precisar, seu muro de luz se consumiria. Como ficará por 15 dias, o visitante não o verá desaparecer, mas o fato de que ela é perecível é conceitualmente fundamental para Kogan.
Ela explica que sua intenção era expressar contradições. Como a do próprio recinto da exposição: concebido para ser um local de culto, não foi usado como tal.
Após um verdadeiro "tour de force" para realizar a montagem, a instalação -que se completa com uma trilha sonora eletrônica composta por Hilton Raw- se mostra, ao mesmo tempo, sólida e diáfana, um palimpsesto (manuscrito sob cujo texto se descobrem escritas anteriores) que narra a transitoriedade da vida.


Mostra: Instalação de Raquel Kogan Quando: hoje, das 12h às 17h; ter. a dom, das 9h às 17h, até 29/8 Onde: Capela do Morumbi (av. Morumbi, 5.387, tel. 3106-2218) Quanto: entrada franca Patrocinador: Petrobras

Texto Anterior: Sala Especial viaja aos anos 60 no MAM
Próximo Texto: Cinema: MAM apresenta clássicos de Godard e Cocteau até outubro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.