São Paulo, domingo, 14 de outubro de 2007

Próximo Texto | Índice

Grafiteiros fazem arte em bueiros da região central

Leonardo Delafuente e Anderson Augusto criam Projeto 6emeia, que colore calçadas e convida a olhar para baixo

Moradores da Barra Funda e do Bom Retiro, jovens ganham aprovação dos vizinhos e destaque em sites e jornais internacionais

Filipe Redondo - 10.out.2007/Folha Imagem
Uma das obras do Projeto 6emeia, pintada em uma tampa da rede elétrica, na rua Maria Antônia

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

Nas já degradadas calçadas de São Paulo, os bueiros são a parte mais desprezada -vistos como lugares imundos, abrigo para insetos e roedores e potenciais fontes de acidentes.
Pois foi justamente essa parte rejeitada da arquitetura urbana que dois jovens artistas escolheram como telas para suas pinturas. Munidos da idéia de repaginar as ruas largadas ao descaso público, Leonardo Delafuente, 25, morador do Bom Retiro, e Anderson Augusto, 25, da Barra Funda, bolaram o Projeto 6emeia e começaram a pintar bueiros em seus bairros.
"Nos reuníamos nos finais de semana para grafitar, discutir idéias e, em 2006, decidimos transformar a rua do Bosque [na Barra Funda] em um bosque de verdade", conta Delafuente, por telefone, à Folha.
O nome do projeto está ligado aos ponteiros do relógio: às seis e meia, os dois ponteiros estão apontados para baixo, mesma direção para a qual a dupla quer atrair a atenção do público. "A gente via o descaso de todo mundo com nossos bairros e tivemos a vontade de transformar."

Formatos naturais
A dupla, que usa os codinomes D lafuen T e SÃO, trabalha preferencialmente nos finais de semana, menos movimentados, e já fez cerca de 50 pinturas em diversas ruas da região central da cidade (veja mapa com destaques abaixo).
"Um dos intuitos é mostrar que boas idéias têm de ser postas em prática, sem depender de ninguém. Não temos apoio de nenhuma instituição ou órgão público."
O que chama a atenção nos trabalhos de Delafuente e Augusto é a capacidade de adaptação aos formatos naturais.
"Temos vários esboços de idéias, observamos detalhes dos bueiros e criamos em cima disso. Por exemplo, dois bueiros que estavam quebrados, nós fizemos como se estivessem brigando."
Delafuente diz que a dupla nunca foi enquadrada pela polícia e que a reação dos moradores que os vêem pintando é positiva. "As pessoas nos pedem para irmos até as ruas delas fazer obras nos bueiros."
Nenhuma proposta de trabalho, no entanto, apareceu até agora, como já aconteceu com outros artistas internacionais.
Mas, com a crescente repercussão que o Projeto 6emeia vem ganhando, as portas começaram a se abrir. A dupla já fez uma exposição de fotos de suas obras no clube Berlin [na Barra Funda] e, a partir da divulgação em um site nova-iorquino, ganhou destaque em sites na Espanha, Itália e Irlanda.


Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.