São Paulo, segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Índice

Crítica/"Justiça a Qualquer Preço"

Filme com Gere recorre a exageros visuais

Divulgação
O ator Richard Gere em cena de "Justiça a Qualquer Preço"


SÉRGIO RIZZO
CRÍTICO DA FOLHA

O personagem de Kevin Bacon em "O Lenhador" (2004) e o de Jackie Earle Haley em "Pecados Íntimos" (2006) eram vítimas de perseguição das comunidades onde viviam devido a seu histórico de pedofilia. Nos EUA, a legislação determina o registro público de quem tenha cometido crime sexual.
Em "Justiça a Qualquer Preço", mergulha-se no universo atormentado de um funcionário do governo (Richard Gere) encarregado de monitorar os "fichados" de Albuquerque (Novo México). Ele não é policial, mas age com a truculência de um tira durão, convicto de que os sujeitos à sua frente são culpados para sempre.
Prestes a ser desligado da função, ele é obrigado a conviver com a futura substituta (Claire Danes). Como não parece acreditar que a moça tenha condições de lidar com o trabalho, resolve provocar sua imersão radical naquele universo, auxiliado por um caso de desaparecimento que os leva a investigar suspeitos, ainda que sem mandato para isso.
Como o título brasileiro deixa bem claro, essa variação de Paul Kersey (Charles Bronson na série "Desejo de Matar") e de Dirty Harry (Clint Eastwood na série iniciada com "Perseguidor Implacável") resolve por conta própria como fazer justiça: se a causa é nobre, danem-se os métodos.
Em sua estréia nos EUA, o diretor chinês Andrew Lau (do policial "Conflitos Internos", matriz de "Os Infiltrados") recorre a maneirismos visuais - ritmo intenso de cortes, enquadramentos incomuns, inserção de cenas que embaralham a trama - para tentar driblar a indigência da história, co-assinada pelo roteirista Hans Bauer, cujo passado, como o de seus criminosos sexuais, também poderia condenar: ele escreveu "Anaconda" (1997).
No esforço de salvar a precariedade do material, a "esperteza" narrativa flerta perigosamente com a exploração barata da violência, sem que ao menos uma rala idéia sustente o procedimento.

JUSTIÇA A QUALQUER PREÇO
Direção:
Andrew Lau
Produção: EUA, 2007
Com: Richard Gere, Claire Danes
Quando: em cartaz nos cines Center Norte, Bombril e circuito
Avaliação: ruim


Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.