São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 2008

Texto Anterior | Índice

Mostra reúne projetos e "códigos" de Da Vinci

Textos, planos urbanísticos e militares estão entre as obras

RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Homem da Renascença" é um elogio usado hoje para designar um raro sujeito que se interessa ao mesmo tempo por arte, humanidades, ciência e tecnologia. O italiano Leonardo Da Vinci (1452-1519) foi e ainda é o melhor exemplo da história -e mais uma mostra sobre ele será aberta hoje em SP, no Museu da Casa Brasileira.
O nome da exposição já revela a origem do interesse atual pelo artista: "Os Segredos dos Códigos de Leonardo Da Vinci". Trata-se de uma clara alusão ao best-seller "O Código Da Vinci", de Dan Brown. O nome é, ao mesmo tempo, correto e maroto. As palavras latinas "codex" e "codice" podem ser traduzidas tanto como "código" como "códice/ códex".
É comum aos pesquisadores se referirem aos "códices" de Da Vinci, dois dos quais são a base desta exposição: os originais do Códice Atlântico (320 páginas), preservado desde 1637 na biblioteca ambrosiana de Milão, e outras 36 páginas do Códice do Vôo. Os textos mostram um Da Vinci versátil. Há desde um projeto urbanístico para Milão à reconstituição de um "automóvel-robô" e de um "pássaro mecânico".
A mostra ainda inclui estudos na área de tecnologia militar, como máquinas de guerra.
Obviamente, como nada chegou a ser usado em combate, Da Vinci não pensava em coisas práticas, como por exemplo, onde colocar a munição. Mas é inegável que eram fantásticos frutos da imaginação, além de desenhos belíssimos. OS SEGREDOS DOS CÓDIGOS DE LEONARDO DA VINCI
Quando:
de ter. a dom., das 10h às 18h. Até 4/5
Onde: Museu da Casa Brasileira (av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705, tel. 3032-3727)
Quanto: R$ 2 a R$ 4 (grátis no dom.)



Texto Anterior: Black Rio e convidados homenageiam Tim Maia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.