São Paulo, quarta-feira, 16 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ibirapuera ouve músicos da Sinfônica de Boston

Conjunto formado por cinco integrantes da orquestra faz única apresentação hoje

Grupo apresenta peças de Mozart, Beethoven e Hans Krása (1899-1944), autor judeu morto nas câmaras de gás de Auschwitz


IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Membros de uma das melhores orquestras dos EUA tocam hoje Mozart, Beethoven e a música de um compositor vitimado pelo nazismo. Com o nome de Boston Symphony Chamber Players, cinco integrantes da Sinfônica de Boston se apresentam às 21h, no Auditório Ibirapuera.
Os Boston Symphony Chamber Players foram fundados em 1964, como um grupo da sinfônica, e têm uma série de concertos por assinatura no Jordan Hall, do New England Conservatory.
A bem da verdade, os nomes dos músicos que vêm ao Brasil não aparecem no site do grupo (www.bso.org), constituído por 12 chefes de naipe da orquestra. Ronan Lefkowitz e Si-Jing Huang (violinos), Mark Ludwig (viola) e Sato Knudsen (violoncelo) são integrantes do Quarteto Hawthorne, em atividade desde 1986. No Brasil, eles trazem como convidada, ainda, a violista Rebecca Gitter. Todos os cinco são musicistas da Sinfônica de Boston.
O Quarteto Hawthorne tem uma ligação especial com a música dos compositores que foram vítimas do Holocausto. Em 1991, o grupo se apresentou na República Tcheca, na inauguração do Museu do Gueto de Terezin (Theresienstadt). Sua dedicação a esse repertório rendeu uma série de CDs, incluindo participação na série "Entartete Musik" ("Música Degenerada"), que a gravadora London/Decca dedicou aos autores que, por razões étnicas ou políticas, sofreram perseguições do Terceiro Reich.
É o caso do tcheco Hans Krása (1899-1944), judeu que foi internado no gueto de Theresienstadt, onde chegou a compor diversas obras (e sua ópera infantil "Brundibar" recebeu nada menos que 55 performances) antes de ser transferido para Auschwitz, em cujas câmaras de gás foi morto.
De Krása, o grupo toca o "Quarteto de Cordas" que é anterior à sua prisão -foi escrito em 1921. O programa é complementado com duas obras do classicismo vienense: o "Quarteto opus 18 nš 2" de Beethoven, e o "Quinteto para Viola K. 516" de Mozart.


BOSTON SYMPHONY CHAMBER PLAYERS
Quando:
hoje, às 21h
Onde: Auditório Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nš, portão 2, tel.5908-4290)
Quanto: R$ 50


Texto Anterior: Camisa famosa de Lennon foi dada por Gruen
Próximo Texto: Elite ficava em gueto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.