São Paulo, terça-feira, 17 de julho de 2007

Próximo Texto | Índice

U Time mostra herança de Racionais

Grupo apresenta CD no Sesc Pompéia, com participação do rapper Ice Blue

Em "Trutas e Quebradas", Pixote descreve o cotidiano da zona oeste em rimas inspiradas, sobre bases criadas por Helião e DJ Cia

Klaus Mitteldorf/Divulgação
Os rappers Negro Vando, Dom Pixote e Caladu, trio que forma U Time, grupo da zona oeste que lança disco no Sesc Pompéia


ADRIANA FERREIRA SILVA
EDITORA DO GUIA DA FOLHA

Mano Brown pode ficar descansado, pois o Racionais MC's tem candidato a sucessor na periferia. Ou melhor, candidatos. Os grupos Rosana Bronk's e U Time estrearam em disco neste ano, com influências de Racionais nas rimas e batidas, e álbuns produzidos por Mano Brown, Ice Blue e sua trupe, lançados pelo Cosa Nostra.
Dos dois, destaca-se U Time, representando a zona oeste com um trabalho consistente (para um novato) e diversificado, registrado em "Trutas e Quebradas" -CD que é a base do show que eles fazem hoje, no Sesc Pompéia, com a participação dos rappers Ice Blue (Racionais) e Helião e do DJ Cia.

Voz da Z.O.
Nos vocais, os MCs Dom Pixote, Caladu e Negro Vando interpretam letras de "gangster rap", que narram os problemas da quebrada, claro, mas também contam vantagens típicas de meninos no rolê, falam de romances, baladas e afins.
"Somos a voz da nova geração da zona oeste. A realidade do Jaraguá, do Jardim Rincão, de Pirituba é contada nesse disco do Time", acredita Pixote, 25, autor da maioria das músicas que se descobriu rapper em 2002, graças a uma carona. "Estava num barzinho aqui da vila e o [produtor] Black Blue me pediu para levá-lo até um show do Racionais", lembra Pixote. "Naquele dia, ele me apresentou ao [Mano] Brown, que disse que o rap precisava de um cara igual a mim, de atitude.
Essas palavras ficaram fazendo eco na minha mente e decidi escrever uma letra", narra ele.
A tal letra foi parar nas mãos de Helião, ex-RZO, mestre de artistas como a cantora Negra Li, que viu em Pixote semelhanças com o rapper Sabotage, morto em 2003.
Helião e DJ Cia são os responsáveis pelas batidas de "Trutas e Quebradas", que tem participações de Negra Li, Edi Rock (também do Racionais) e do funkeiro Mr. Catra. A produção executiva é de Mano Brown e Ice Blue -que respondem também pela concepção de algumas letras.
"Cantar com o Mano Brown é como jogar com o Pelé", compara Pixote. "Ele [Brown] me passou muita sabedoria, sobre como cantar, respirar, performance do palco. Me ensinou que cada letra do rap tem que ter um conteúdo forte." U TIME Quando: hoje, às 21h Onde: Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, Lapa, tel. 3871-7700) Quanto: entrada franca

Próximo Texto: Ciclo exibe preferidos do crítico Ismail Xavier
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.