São Paulo, sábado, 17 de outubro de 2009

Próximo Texto | Índice

Prefuse 73 toca amanhã com entrada gratuita

Projeto é a principal atração do Outubro Independente

BRUNA BITTENCOURT
DA REPORTAGEM LOCAL

Não é música que tocaria no rádio. É, ao mesmo tempo, eletrônica e hip hop mas também passa longe das pistas. Projeto do americano Guillermo Scott Herren, o Prefuse 73 é uma reunião de batidas, samples e instrumentos frequentemente chamada de hip hop experimental ou IDM (música eletrônica inteligente).
Independentemente do rótulo, o projeto agrada aos brasileiros e faz seu terceiro show em São Paulo amanhã, com entrada franca -o penúltimo foi em 2007, com ingressos esgotados.
Herren é uma das principais atrações do festival Outubro Independente, que acontece este mês em vários pontos de São Paulo, e se apresenta aqui com o músico Leb Laze.
"Este ano, o Prefuse 73 vem excursionando apenas com duas pessoas com máquinas. Mas o processo é bem mais orgânico, livre e baseado no barulho", diz Herren à Folha. O músico toca aqui na esteira do lançamento de "Everything She Touched Turned Ampexian" (2009), sétimo disco do Prefuse 73, que deve servir como base para o show.
O disco parece uma reunião de vinhetas, em que a maioria das músicas não ultrapassa dois minutos, diferentemente dos outros álbuns do projeto, em que as faixas alcançavam o tempo comum de uma música.
"Queria que esse álbum fosse ouvido do começo ao fim, sem intervalos", diz. "São batidas, ritmos, vozes e sons em diferentes graus, de uma fita contraposta a um computador." O disco não traz os vocais femininos ou MCs que costumam pontuar os discos do Prefuse e soa mais afastado do hip hop. "Eu acho que se algum dos meus álbuns é mais hip hop que os outros é irrelevante. Só quero criar um retrato do que gostaria que as pessoas ouvissem contraposto às besteiras que elas escutam no rádio." Já ele conta que ouve muita música brasileira: "Metade dos meus discos são do Brasil".
Além do Prefuse, Herren possui outros projetos, como o Savath & Savalas (mais instrumental) ou o Delarosa and Asora (mais eletrônico). "Eu tento manter todos os meus projetos em seu lugar, mas tenho misturado muitos deles quando toco ao vivo". Além desses cruzamentos, o show deve trazer músicas antigas do Prefuse, "para os fãs mais nostálgicos".


PREFUSE 73

Quando: amanhã, às 18h
Onde: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (av. Dep. Emílio Carlos, 3.641, tel. 3984-2466; 14 anos)
Quanto: grátis (retirar ingresso com uma hora de antecedência)




Próximo Texto: Música: Vanessa da Mata se apresenta hoje em São Paulo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.