|
Texto Anterior | Índice
DANÇA
Cia. Maguy Marin apresenta uma arte para tempos sombrios
INÊS BOGÉA
CRÍTICA DA FOLHA
A Companhia Maguy Marin
se apresentou no último fim
de semana em São Paulo, com seu
mais recente trabalho, "Les Applaudissements ne se Mangent
Pas" ("Ninguém Come Aplausos", 2002). A peça é inspirada na
América Latina e foi uma encomenda da Bienal de Lyon 2002. A
seu modo característico -onde
estética e política são uma coisa
só-, Marin e oito bailarinos propõem uma investigação das estratégias de poder e das relações de
força que governam nossa vida.
As conotações políticas de cada
fato e a exploração de seus sentidos humanos são a própria razão
da arte de Maguy Marin. Fundado
em 1978, o grupo hoje faz parte de
um dos centros nacionais coreográficos da França.
Foi com "May B." (1981), inspirada em peças de Samuel Beckett,
que Marin ganhou renome mundial. A dança ali dialoga com a literatura, num plano que proíbe
qualquer apropriação simples, ao
traduzir seu mundo de palavras
para o mundo dos gestos. De certa
forma, o que já estava em "May
B." -a violência subjacente dos
movimentos espasmódicos- ganha novas conotações agora.
A música de Denis Mariotte pode se tornar estridente e lancinante, mas ao mesmo tempo se vale
dos silêncios. As imagens são duras, os movimentos se repetem
contundentemente -denúncias,
torturas, demonstrações de força.
Grupos vão se constituindo e depois avançam um sobre o outro.
Os bailarinos entram e saem da
cena através de faixas coloridas. O
movimento dos corpos reconfigura o cenário, assim como a história. As figuras mais marcantes,
não por acaso, são de oposição:
ausência e presença, claro e escuro, ocultamento e desvelamento.
Uma tensão contínua, contraposta ao silêncio, sugere a resistência paradoxal dos gestos: eles
encontram força justamente nessa circunstância tão opressiva.
Que a força vire dança, então, é
mais do que uma metáfora. É a
realização expressiva e lúcida de
uma arte para tempos sombrios.
Avaliação:
Texto Anterior: Início teve pane, furto e B.B. King Índice
|