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Ricardo de Vicq mostra o nu
"sem retoque" na Lee Photogallery em São Paulo
ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha
O nu não é nenhuma novidade
em termos fotográficos, mas o
ensaio que Ricardo de Vicq
mostra hoje na Lee Photogallery
traz um toque artesanal, que
lembra as gravuras do século 19.
Vicq retratou as pessoas como
são, sem retoques, concentrando-se nas formas escultóricas
propiciadas pela iluminação
simples e sem grandes efeitos.
Privilegiou os contornos e os
planos, procurando na plasticidade revelar a diversidade pessoal de cada um dos modelos.
Completou o mise-en-scène
imprimindo as fotos pela técnica de impressão em platina.
Esse antigo processo artesanal, de 1870, levou ao delírio algumas dezenas de artistas do século 19, como o pintor norte-americano Thomas Eakins
(1844-1916).
"A platina é o método que
mais se aproxima da pintura e
do seu conceito de beleza", disse
certa vez ao fotógrafo Eadweard
Muybridge, criador do movimento na fotografia.
Por a platina ser mais pura que
a prata, o elemento fotossensível dos filmes comuns, seus sais
trazem o requinte da textura, a
mesma reconhecida por Eakins.
As fotos lembram gravuras,
com uma gama de tonalidades
cinzas, parecendo rápidas pinceladas de tinta sobre a tela.
O processo foi inventado pelo
químico inglês William Wills
(1845-1923) para dar uma nova
dimensão à fotografia.
A técnica é trabalhosa, exigindo negativos bem expostos e
com o mesmo tamanho das cópias que serão originadas. No
caso das fotos de Vicq, eles medem 20 X 25 cm.
Os negativos são prensados
em conjunto com papéis especiais de fibras de algodão e expostos sob a iluminação de lâmpadas ultravioletas.
O tempo de exposição varia de
10 a 20 minutos. Em seguida,
são lavados em banhos químicos para fixação e água corrente.
O processo não pode ser produzido em escala industrial e
tem poucos adeptos no Brasil.
Um deles é o fotógrafo Marcelo
Lerner, que desenvolveu a técnica com o mexicano Manoel
Álvares Bravo.
Não é difícil imaginar os motivos que levaram Bravo (1902),
nos anos 20, a usá-lo para retratar sua terra e as coisas simples
que o cercavam.
Bravo é um dos mitos da fotografia deste século e aprendeu a
lidar com a platina com o norte-americano Edward Weston
(1886-1958), que se tornou famoso por suas experiências com
técnicas de impressão.
Exposição: Ricardo de Vicq: Sem
Retoque
Onde: Lee Photogallery (r. da Mata,
70, tel. 011/883-0300, Itaim Bibi)
Quando: hoje, às 19h; seg a sex, das
9h às 19h, sáb, das 9h às 16h30; até
24 de abril
Quanto: entrada franca
Preços das obras: de R$ 800 a R$
1.200
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