São Paulo, quarta, 18 de março de 1998

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Ricardo de Vicq mostra o nu "sem retoque" na Lee Photogallery em São Paulo

ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha

O nu não é nenhuma novidade em termos fotográficos, mas o ensaio que Ricardo de Vicq mostra hoje na Lee Photogallery traz um toque artesanal, que lembra as gravuras do século 19.
Vicq retratou as pessoas como são, sem retoques, concentrando-se nas formas escultóricas propiciadas pela iluminação simples e sem grandes efeitos.
Privilegiou os contornos e os planos, procurando na plasticidade revelar a diversidade pessoal de cada um dos modelos.
Completou o mise-en-scène imprimindo as fotos pela técnica de impressão em platina.
Esse antigo processo artesanal, de 1870, levou ao delírio algumas dezenas de artistas do século 19, como o pintor norte-americano Thomas Eakins (1844-1916).
"A platina é o método que mais se aproxima da pintura e do seu conceito de beleza", disse certa vez ao fotógrafo Eadweard Muybridge, criador do movimento na fotografia.
Por a platina ser mais pura que a prata, o elemento fotossensível dos filmes comuns, seus sais trazem o requinte da textura, a mesma reconhecida por Eakins.
As fotos lembram gravuras, com uma gama de tonalidades cinzas, parecendo rápidas pinceladas de tinta sobre a tela.
O processo foi inventado pelo químico inglês William Wills (1845-1923) para dar uma nova dimensão à fotografia.
A técnica é trabalhosa, exigindo negativos bem expostos e com o mesmo tamanho das cópias que serão originadas. No caso das fotos de Vicq, eles medem 20 X 25 cm.
Os negativos são prensados em conjunto com papéis especiais de fibras de algodão e expostos sob a iluminação de lâmpadas ultravioletas.
O tempo de exposição varia de 10 a 20 minutos. Em seguida, são lavados em banhos químicos para fixação e água corrente.
O processo não pode ser produzido em escala industrial e tem poucos adeptos no Brasil. Um deles é o fotógrafo Marcelo Lerner, que desenvolveu a técnica com o mexicano Manoel Álvares Bravo.
Não é difícil imaginar os motivos que levaram Bravo (1902), nos anos 20, a usá-lo para retratar sua terra e as coisas simples que o cercavam.
Bravo é um dos mitos da fotografia deste século e aprendeu a lidar com a platina com o norte-americano Edward Weston (1886-1958), que se tornou famoso por suas experiências com técnicas de impressão.

Exposição: Ricardo de Vicq: Sem Retoque Onde: Lee Photogallery (r. da Mata, 70, tel. 011/883-0300, Itaim Bibi) Quando: hoje, às 19h; seg a sex, das 9h às 19h, sáb, das 9h às 16h30; até 24 de abril Quanto: entrada franca Preços das obras: de R$ 800 a R$ 1.200


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