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ERUDITO
Conjunto interpreta os "Concertos de Brandemburgo"
Concerto Italiano traz "barroco autêntico" com obras de Bach
JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL
A temporada anual da Sociedade de Cultura Artística prossegue
hoje e amanhã com o Concerto
Italiano, especializado em música
barroca e que traz a São Paulo um
programa dedicado apenas a Johann Sebastian Bach (1685-1750).
Serão os seis "Concertos de
Brandemburgo" e ainda as sinfonias de seis cantatas sacras. A formação -cordas e cravo- tem ao
cravo e como regente o musicólogo Rinaldo Alessandrini.
O Concerto Italiano surgiu de
forma tardia -início dos anos
90- entre os grupos que passaram a fazer o barroco com um rigor (afinação ligeiramente mais
grave, ausência de vibrato nos
instrumentos de cordas) próximo
àquele com que o repertório era
levado ao público do século 16 à
primeira metade do século 18.
Ao chegar em sua turnê com 12
obras de Bach, Alessandrini também demonstra uma certa ousadia. Entra para concorrer com
conjuntos alemães, holandeses e
britânicos que desde os anos 70
freqüentam o "barroco autêntico" e nos habituam a essa forma
diferenciada e quase madrigalesca de ouvir o repertório.
Os "Brandemburgo" são peças
em quatro partes, provavelmente
compostas em torno de 1721. Sinfonias não eram, em Bach, grandes obras orquestrais. Significavam prelúdios ou interlúdios nas
mais de 300 cantatas que o compositor de Leipzig escreveu.
Ainda com relação a Bach, Alessandrini gravou uma "Arte da Fuga" que o diferenciou de outras
versões consagradas (Savall, Goebel, Quarteto Keller) ao supor que
o compositor escrevera uma partitura básica a partir da qual o intérprete poderia aplicar a linguagem dos ornamentos abundantes
no barroco francês.
Ao lado de Bach, Alessandrini
se notabilizou por interpretações
ou gravações de Luca Marenzio,
Domenico Scarlatti, Claudio
Monteverdi, Giovanni Pergolesi.
E, obviamente, Antonio Vivaldi,
que foi o autor de uma de suas excursões internacionais.
O Concerto Italiano tem 35 gravações no catálogo europeu, algumas delas altamente premiadas,
como o CD realizado em 1995, dedicado a Alessandro Striggio,
compositor do século 16 não muito conhecido. Ou então o álbum
"Segundo Livro de Madrigais" de
Monteverdi, bem mais interpretado e que levou sete prêmios da
crítica.
Em resumo, um excelente programa musical em São Paulo.
CONCERTO ITALIANO, com Rinaldo
Alessandrini (cravo e regência). Onde:
Cultura Artística (r. Nestor Pestana, 196,
região central de São Paulo, tel. 3256-0223). Quando: hoje e amanhã, às 21h.
Quanto: de R$ 90 a R$ 180.
Patrocinadores: banco Safra, Bovespa,
Telefônica e Votorantim.
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