UOL


São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 2003

Próximo Texto | Índice

DANÇA

Companhia varia seu repertório e se apresenta pela primeira vez em São Paulo, no teatro Alfa, com 3 coreografias

Balé da Amazônia mostra sua diversificação

Divulgação
"Criação/Kronos', de Ivonice Satie, pela Cia. de Dança do Amazonas


KATIA CALSAVARA
DA REDAÇÃO

Não só conforme a música dançam os bailarinos da Cia. de Dança do Amazonas. As turnês do grupo pelas aldeias, vilas e cidades ribeirinhas do Estado também são programadas de acordo com as chuvas. No inverno, por exemplo, período de cheia na região, "não adianta ter pressa". "Atravessamos o rio quando a maré baixa", afirma a diretora artística Ivonice Satie.
Longe dos entraves das águas, a companhia se apresenta pela primeira vez em São Paulo, em curta temporada -amanhã e sábado no teatro Alfa.
O programa é composto por três coreografias: "Traços", de Henrique Rodovalho (Quasar), "Criação/Kronos", de Satie, e "A Noite Transfigurada", de Anselmo Zolla.
Criada em 1998 pelo governo do Amazonas, também com a missão de levar a dança à periferia e ao interior do Estado, a companhia começa a valorizar e a diversificar seu repertório.

Descompassos
Como coreógrafo convidado, Rodovalho dinamiza em "Traços" música e movimento ao som de músicas de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Sérgio Amado.
Foi nos descompassos do tempo musical do violão de Eduardo Agn que nasceu "Criação/Kronos", em que Satie se deixa guiar pela sonoridade para compor movimentos sensuais, arredondados e femininos.
"A Noite Transfigurada", de Zolla, é baseada no poema "Weib und Welt" (Mulher e Mundo), do poeta alemão Richard Dehmel (1863-1920). Com música de Arnold Schoenberg (1874-1951), a coreografia, que já foi montada pelo Gulbenkian Ballet (Portugal), entre outras, é de intensa carga dramática.
"Fizemos muitos laboratórios e foi um desafio encontrar os protagonistas para essa história de amor", conta Zolla. A obra estreou em Manaus em 14 de julho e é acompanhada pela Orquestra de Câmara do Amazonas.

CIA. DE DANÇA DO AMAZONAS. Onde: teatro Alfa (r. Bento Branco de Andrade Filho, 722, tel. 5693-4000). Quando: amanhã e sábado, às 21h. Quanto: R$ 20.


Próximo Texto: Balé da Cidade exibe quatro coreografias
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.