São Paulo, sábado, 19 de fevereiro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bailarina de Vermelho zomba de cacoetes acadêmicos em peça

Montagem de Alessandra Colasanti deu origem a blog e bloco de Carnaval

LUCAS NEVES
DE SÃO PAULO

A coisa em si é a não coisa.
A afirmação retumbante e oca serve de ponto de partida à palestra proferida pela protagonista da peça "Anticlássico: Uma Desconferência e o Enigma Vazio", que estreia hoje em São Paulo, depois de se desdobrar em blog, curta e até bloco de Carnaval durante as temporadas cariocas.
A articular um discurso que só empilha citações, paráfrases e cacoetes de oradores acadêmicos ("Vamos falar sobre isso a posteriori"; "Antes de responder à sua pergunta, eu faria outra") está a Bailarina de Vermelho.
Alforriada de um quadro de Edgar Degas, mas ainda trajando collant e tutu, ela vai de Walter Benjamin a Chet Baker, de Roland Barthes a Lacan num estica e puxa retórico delirante.
A personagem é uma criação de Alessandra Colasanti, 38, que também dirige e atua na montagem. "Me afasto desse universo acadêmico para apontar excessos."
A atriz é filha dos escritores Affonso Romano de Sant'Anna e Marina Colasanti e cresceu em uma casa com 20 mil livros em que ""Tom & Jerry" da TV ficavam colados no Descartes da estante".
Essa vizinhança que miscigenava cultura pop e gemas da intelectualidade ajudou a moldar a "dissidente" do impressionismo.
Como aprenderemos na peça, a Bailarina foi amiga de Monalisa, caiu nos braços da turma da Tropicália, foi disputada por Nijinski e Van Gogh e namorou John Cage. Ou seja: transitou com desenvoltura no "grand monde" da cultura dos últimos dois séculos.
Tudo isso para culminar na constatação que, a certa altura, ilumina o palavrório truncado da moça: "A lógica interna foi deportada. Os falantes tentam se fazer entender, mas tá difícil".

ANTICLÁSSICO
QUANDO estreia hoje; sáb., às 21h, e dom., às 18h; até 20/3
ONDE Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195, tel. 3095-9400)
QUANTO de R$ 5 a R$ 20
CLASSIFICAÇÃO 14 anos



Próximo Texto: Artes Plásticas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.