São Paulo, segunda-feira, 19 de julho de 2004

Texto Anterior | Índice

MÚSICA

Dupla faz shows gratuitos no Teatro do Sesi e na Fnac Pinheiros

Yamandú e Paulo Moura visitam instrumental latino-americano

Américo Vermelho - 19.nov.1998/Folha Imagem
Paulo Moura, que toca hoje com Yamandú Costa


DA REDAÇÃO

Improvisações e virtuosismo em cima de clássicos instrumentais brasileiros e latino-americanos. É o que o público de São Paulo poderá assistir, gratuitamente, na apresentação da dupla Yamandú Costa (violão) e Paulo Moura (clarineta), hoje e amanhã, na Fnac Pinheiros e no Teatro Popular do Sesi.
Instrumentistas aclamados pela crítica, o gaúcho Yamandú, 24, e o paulista Moura, 71, se encontraram há três anos, em um show em homenagem a Baden Powell. A partir daí nasceu a idéia para um álbum em conjunto, o recém-lançado "El Negro del Blanco" (Biscoito Fino), que a dupla leva para o palco nos dois shows.
No CD, além de música brasileira, os instrumentistas tocam peças latino-americanas, como o hino político chileno "Gracias a la Vida", de Violeta Parra, e o hit de "Buena Vista Social Club", "De Camino a la Vereda", do cubano Ibrahim Ferrer. A idéia do álbum é unir a influência negra na música do continente latino-americano à vertente ibérica do colonizador europeu -uma tentativa de aproximação do choro, samba e frevo com o tango, a milonga e a habanera.
Segundo Moura, o disco realiza um projeto há tempos acalentado. "Sempre tive vontade de dedicar um disco à música latina, inserindo elementos da música brasileira. Conhecer Yamandú foi fundamental, pois ele conhece muitos temas, além de ser um desafio dialogar com seu virtuosismo. Fizemos tudo só com violão e clarineta. O som adquiriu uma potência incrível", diz o clarinetista.

PAULO MOURA E YAMANDÚ COSTA. Quando: hoje, às 19h (na Fnac Pinheiros) e amanhã, às 20h (no Teatro Popular do Sesi). Onde: Fnac Pinheiros (av. Pedroso de Moraes, 858, Pinheiros, tel. 4501-3000) e Teatro Popular do Sesi (av. Paulista, 1.313, Bela Vista, tel. 3146-7405). Quanto: entrada franca.


Texto Anterior: Trecho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.