São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES CÊNICAS

Exposição interativa, shows, teatro e oficinas fazem parte da programação para adultos e crianças

Matemática lúdica é tema de mostra

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A matemática, agora usada até para calcular o grau de susto de filmes de terror, costuma ser ela mesma um enigma aterrorizante. É justamente essa imagem de "bicho-papão" que a exposição "Nem Mais, Nem Menos - Qual é a da Matemática?" pretende reverter. Em cartaz no Sesc Santo Amaro, a mostra pretende apresentar a matemática como um bem cultural, acessível a todos.
Segundo Flávia Bolaffi, coordenadora do Sesc e da exposição, a idéia para a mostra surgiu a partir da reportagem "A matemática que conta", publicada no caderno Sinapse (em 25 de fevereiro de 2003). "A equipe começou a discutir os caminhos para montar uma exposição que tivesse a matemática como tema. Chamamos alguns professores para discutir, eles nos ensinaram sobre a parte recreativa da ciência, além das linhas de ensino da matéria no Brasil e no mundo. A partir daí, nasceu a mostra", diz Bolaffi.
A linha de ensino conhecida como "matemática recreativa" mostrou que, quando a matéria é apresentada de forma lúdica e próxima do universo do aluno, torna-se atraente e propulsora do conhecimento, uma vez que ela está presente em muitas atividades do cotidiano e na base de quase todos os conceitos científicos.
Com cenografia de Aby Cohen e Lee Garrow Dawkins, a exposição é dividida em quatro módulos: "Números e Operações", "Espaço e Forma", "Grandezas e Medidas" e "Tratamento da Informação". Os módulos ficam em uma grande instalação, onde acontecerão atividades como jogos, peças, exposições e exibição de vídeos.
A exposição tem também um "Espaço de Leitura", com livros de literatura que enfocam a matemática, de autores como Ruth Rocha, além do "Jardim das Águas", onde os visitantes aprendem, na prática, a volumetria (medidas de volume). Num planetário, ocorrem palestras e projeções.
Há ainda um módulo que homenageia o professor Júlio César de Mello e Souza (1895-1974), uma das maiores referências da matemática brasileira, mais conhecido como Malba Tahan. A mostra teve assessoria técnico-científica do Instituto Mathema.


NEM MAIS NEM MENOS - QUAL É A DA MATEMÁTICA?. Onde: Sesc Santo Amaro (r. Amador Bueno, 505, tel: 5525-1855). Quando: de ter. a sáb., das 10h às 17h; até 30/9. Quanto: grátis. Agendamento de visitas: tel. 5525-1869.


Texto Anterior: Monólogo busca o "sentido da vida" em restaurante naturalista
Próximo Texto: Artes plásticas: Controvérsia marca obras de Monte-Mór
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.