São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 2002

Texto Anterior | Índice

MÚSICA

Evento apresenta hoje show da paulista Paula Lima e do malinês Habib Koité

Festival aproxima Brasil e França

Divulgação
O músico Habib Koité, que faz show hoje no Sesc Vila Mariana


DIEGO ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

A música brasileira é hoje uma das principais vedetes do público e da crítica especializada francesa. A afirmação de Bruno Boulay, 45, diretor do Escritório Brasileiro da Música Francesa, órgão ligado ao consulado francês, justifica em parte a segunda edição do Conexão Brasil-França, que acontece hoje e amanhã na unidade Vila Mariana do Sesc.
Se Lenine, Zeca Baleiro, Chico César, entre outros artistas nacionais, principalmente os da bossa nova, já têm seu lugar cativo no país da "chanson", agora é a vez do violonista Hélio Delmiro e das cantoras Fátima Guedes e Paula Lima darem as caras para a música francesa -que, em troca, nos oferece exemplos de sua produção contemporânea (não necessariamente francófona), que inclui o músico malinês Habib Koité e o grupo de jazz-eletrônica Aqua Bassino.
"Todos os brasileiros são músicos", exagera o guitarrista Habib Koité, que já veio ao país em novembro do ano passado e que retorna agora para nove shows em cidades brasileiras, entre eles uma passagem pelo Festival de São Luís do Maranhão e a apresentação que faz hoje dentro do Conexão Brasil-França. "Não sei exatamente por que represento a música francesa, mas me considero um cara de sorte por ter essa oportunidade", afirma o músico, nascido na ex-colônia francesa de Mali, na África.
Koité divide o palco hoje com a cantora paulista Paula Lima, ex-Funk como le Gusta e, na opinião de Danilo Santos de Miranda, 59, diretor regional do Sesc São Paulo, melhor representante do sincretismo musical da cidade: "Ela tem uma herança fortíssima da "Mãe África", transitando bem do samba ao funk".
Da black e da world music, o evento transporta-se amanhã para o já inseparável casamento entre jazz, bossa nova e, mais recentemente, a música eletrônica.
Por um lado, a experiente compositora carioca Fátima Guedes, autora de "Arco-Íris", "Mais uma Boca" e "Chora Brasileira", entre outras, alia-se ao instrumentista Hélio Delmiro para dar amostras da faceta mais sofisticada da música popular tupiniquim.
De outro lado, o Aqua Bassino, grupo liderado pelo produtor escocês Jason Robertson -cuja ligação com a França é a participação no selo F Communication, do DJ Frédéric Galliano-, mostra seu novo disco, "Beats'n'Bobs", que tem participações dos jazzistas Martin Kershaw e Niki King.


CONEXÃO BRASIL-FRANÇA - shows com Habib Koité e Paula Lima (hoje, às 21h) e Aqua Bassino, Hélio Delmiro e Fátima Guedes (amanhã, às 21h). Onde: Sesc Vila Mariana (r. Pelotas, 141, tel. 5080-3000). Quanto: de R$ 5 a R$ 15.



Texto Anterior: Infantil: Marionetes, sombras e robôs viajam por SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.