São Paulo, domingo, 19 de outubro de 2008

Índice

Crítica

"Espelho do Medo" une horror oriental "maquiado" a ecos de "O Exorcista"

Divulgação
Kiefer Sutherland (da série "24 Horas") protagoniza o longa

SÉRGIO RIZZO
CRÍTICO DA FOLHA

Filho do cineasta francês Alexandre Arcady ("O Grande Perdão"), o diretor e roteirista Alexandre Aja, 30, tem quatro longas no currículo e uma grife já reconhecida por fãs de horror. Sua predileção por temas violentos o levou a sair da Europa -onde realizou "Furia" (1999), com Marion Cotillard, baseado em conto de Julio Cortazar, e "Alta Tensão" (2003)- para trabalhar com refilmagens nos EUA.
A primeira, "Viagem Maldita" (2006), era baseada em "Quadrilha de Sádicos" (1977), de Wes Craven. "Espelhos do Medo", em cartaz desde sexta-feira, retoma o argumento de "Into the Mirror" (2003), do sul-coreano Kim Sung-ho. A próxima será "Piranha 3-D", inspirada em "Piranha" (1978), de Joe Dante ("Gremlins").
Em "Into the Mirror", um ex-policial de Seul se torna chefe de segurança de uma loja de departamentos prestes a ser reaberta depois de um incêndio, sob protesto das famílias das vítimas. A morte de um empregado leva a investigações paralelas e a eventos sobrenaturais.
A ação da refilmagem se ambienta em Nova York. Um policial afastado do cargo (Kiefer Sutherland, da série "24 Horas") arruma emprego noturno como segurança de um prédio em ruínas onde funcionaram um hospital psiquiátrico e, depois, uma loja de departamentos destruída por um incêndio.
O desequilíbrio psicológico do personagem -ele toma remédios para suportar a culpa por uma morte e a abstinência de álcool, além de viver afastado da mulher (Paula Patton, de "Deja Vu") e dos filhos- dificulta a sua vida quando fenômenos estranhos acontecem e, claro, ninguém acredita nele.
Sua determinação em salvar a família será determinante para resolver o mistério, que mistura ecos de "O Exorcista" (1973) com a tradição recente de horror oriental, fantasmagórica e violenta, um pouco (só um pouco) maquiada por Aja para consumo mais amplo.


Avaliação: regular


Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.