UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Violinista americano Tracy Silverman e percussionista Caíto Marcondes são os convidados de hoje da Jazz Sinfônica

Duo e orquestra fazem fusão Brasil-EUA

DA REDAÇÃO

O diálogo entre a percussão brasileira e o violino, celebrado já há quase dez anos entre os instrumentistas Caíto Marcondes e Tracy Silverman, ganha o acompanhamento da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, em apresentação hoje no teatro Sérgio Cardoso, às 21h.
O duo foi convidado pela orquestra para tocar uma peça composta pelo norte-americano Silverman e uma canção escrita pelo percussionista Marcondes para "North Meets South, Sul Encontra Norte", álbum que sedimentou a parceria entre os dois, iniciada em 1994. O violinista era então integrante do Turtle Island String Quartet, grupo que se apresentou no Festival de Inverno de Campos de Jordão daquele ano.
Marcondes, músico com passagens por grupos de Nelson Ayres, Rita Lee e Milton Nascimento, entre outros, explica que ""North Meets South" foi uma idéia de estabelecer um eixo América do Norte-América do Sul de uma forma mais efetiva e mais imediata". "Essas duas culturas têm se influenciado muito, exemplo da bossa nova e de como o jazz influencia a música brasileira. Sempre existiu uma fertilização cruzada, resolvemos amalgamar num trabalho só", resumindo também o espírito do concerto de hoje.

Clássicos
A Jazz Sinfônica, regida pelos maestros Cyro Pereira e João Maurício Galindo, e com direção artística de Marcelo Jaffé, também vai tocar um repertório que perpassa a mistura promovida por Silverman e Marcondes. "Garota de Ipanema", "Suíte Edu Lobo", "Blue Rondo à la Turk", clássico do jazzista Dave Brubeck, e "Prelúdio em Mi Menor", de Bach, sob novos arranjos, serão executados pela orquestra.
Na sequência, já com a dupla convidada no palco, a Jazz Sinfônica apresenta "Concerto para Violino", peça de três movimentos escrita para o violino elétrico de seis cordas em que Silverman atua como solista.
"Dança do Sol", composição de Marcondes com arranjo do próprio percussionista para a orquestra, finaliza o concerto. "Há uma peculiaridade nessa peça porque eu preparei um solo de percussão para os instrumentos de cordas. Quis provocar a orquestra com essa batucada [risos]", diz Marcondes.


TRACY SILVERMAN E CAÍTO MARCONDES. Apresentação com os instrumentistas, convidados pela Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Quando: hoje, às 21h. Onde: teatro Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153, Bela Vista, tel. 288-0136). Quanto: de R$ 10 a R$ 20.


Texto Anterior: Teatro: Maratona celebra a pluralidade e a diversão
Próximo Texto: Preta Gil faz show hoje no Directv Hall
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.