São Paulo, Sábado, 20 de Março de 1999
Texto Anterior | Índice

SHOW
Evento acontece hoje no Anhembi com shows dos Racionais e Naughty by Nature
SP tem maior festival de rap do país

Divulgação
O grupo de rap Câmbio Negro, que se apresenta hoje no Anhembi


MARCELO NEGROMONTE
da Redação

É hoje. Chegou o dia do maior festival de rap do Brasil. Produzido por Ice Blue, rapper dos Racionais MC's, o 1º Festival Internacional de Rap vem "impor respeito" a um gênero que tomou as paradas norte-americanas, dominou o Grammy 99 e se fortalece a cada ano no Brasil sem se submeter à indústria de entretenimento.
"O rap nacional está começando a ser tratado como música", disse X, vocalista da banda do Distrito Federal Câmbio Negro. "O Brasil todo está sabendo desse festival. É uma demonstração de força e organização do rap", completou.
Além dos Racionais, banda da zona sul paulistana, a mais importante do gênero no país, e Câmbio Negro, tocam hoje, no estacionamento do Anhembi, a banda norte-americana Naughty by Nature, Marcelo D2, Thaíde & DJ Hum, entre outros.
"O.P.P" é uma das músicas mais conhecidas do Naughty by Nature, de Nova Jersey, que encerra o festival, precedido pela apresentação dos Racionais MC's, cujo último disco "Sobrevivendo no Inferno", lançado em 97, está próximo do 1 milhão de cópias vendidas.
O próximo disco dos Racionais a chegar às lojas, em junho, será um single com remixes de "Diário de um Detento" e "Fórmula Mágica" mais uma música inédita, lançado pelo selo independente da banda, Cosa Nostra.
Pelo mesmo selo, os Racionais estão lançando os álbuns das bandas Appocalipse 16, que une o rap ao gospel, e RZO (Rapaziada da Zona Oeste), ambas de SP, que se apresentam hoje no Anhembi.
E o vocalista do Planet Hemp, Marcelo D2, mostra músicas do primeiro disco solo, "Eu Tiro É Onda", lançado no ano passado, com samba, funk e rap.
Chamado "rock dos anos 90", o rap tem o objetivo de "informar, de modo positivo, as pessoas que moram na periferia", segundo Thaíde, que faz dupla com DJ Hum. "O rap substituiu a rebeldia do rock", corroborou X.
"Ele tem que ser agressivo para ser direto", afirmou Thaíde. "Ganhar dinheiro, claro, mas mantendo a integridade e autenticidade, sem esquecer nossa origem."
Thaíde & DJ Hum lançam novo disco, ainda sem nome, em junho, com a nova gravadora, Trama. "Terá a mesma qualidade de "Preste Atenção", mas muito mais pesado", disse Thaíde.
Segundo Ice Blue, até quinta, tinham sido vendidos 10 mil ingressos para o festival. Um evento que terá pistas de skate, painéis de grafite e apresentações de break, todos os elementos do hip hop.
Esse festival promete ser um marco para o rap nacional, esperam os rappers ouvidos pela Folha. "Começamos os século com o pé esquerdo e vamos terminar com o pé direito", resumiu X.

Show: 1º Festival Internacional de Rap Com: Naughty by Nature, Racionais MC's, Câmbio Negro, Thaíde & DJ Hum, RZO, Appocalipse 16, Xis & Dentinho, Marcelo D2, Cláudio Zoli e MVBio Quando: hoje a partir das 18h30 (os portões serão abertos às 10h) Onde: estacionamento do Anhembi (r. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, tel. 6971-5000) Quanto: R$ 20


Texto Anterior: Noite: B.A.S.E volta à cena para o público GLS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.