São Paulo, quarta-feira, 20 de abril de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Francês monta videoexposição sobre afetos no Masp

"6 Bilhões de Outros", que faz as mesmas 40 perguntas a pessoas de 78 países, chega a São Paulo com filme inédito sobre imigração

Carlos Cecconello/Folhapress
Telas reproduzem mais de 5.000 depoimentos na mostra que começa hoje no Masp

ELISANGELA ROXO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Começa hoje em São Paulo a exposição "6 Bilhões de Outros", idealizado pelo ativista e fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand, 65, com mais de 5.000 depoimentos gravados com pessoas comuns em 78 países.
A primeira lembrança da vida, os significados de família, amor e natureza são algumas das 40 questões propostas no trabalho, iniciado em 2003 por Yann, com os cineastas Sibylle d'Orgeval e Baptiste Rouget-Luchaire.
Arthus-Bertrand já vendeu mais de 3 milhões de exemplares do livro de fotos áreas "Earth From Above" (a Terra vista de cima) e teve o filme-advertência contra os excessos humanos "Home, Nosso Planeta, Nossa Casa" (2009) exibido em todo o mundo.
"6 Bilhões de Outros", em dois anos, teve público de 3,5 milhões em cidades europeias e asiáticas.
À Folha ele responde a uma pergunta do projeto: "O que é o amor para você?".
"Nunca tinha respondido a nenhuma das questões porque é mais fácil falar com estranhos", diz ele. "Depois de velho, entendi que o amor é minha razão de viver. Foi esse sentimento que sempre guiou meus projetos", explicou por telefone.
Oito tendas, inspiradas no estilo de nômades mongóis, foram armadas no Masp. Nelas, serão exibidas um total de 11 horas de vídeos com respostas de "outros".

OLHAR PAULISTANO
Os diretores brasileiros Kika Nicolela e Lucas Bombozzi escolheram o olhar da imigração para fazer um filme especial sobre São Paulo, convidados pela organização da exposição no Brasil.
Eles entrevistaram 59 imigrantes da China, das Coreias, dos EUA e da Alemanha, entre outros, além de migrantes de Estados brasileiros, sobre a relação com a capital paulista. "Acho um tema muito relevante num projeto francês, europeu, que tem sérios problemas com imigração", explica Kika.

6 BILHÕES DE OUTROS

QUANDO de terça a domingo, das 11h às 18h; quintas, das 11h às 20h; até 10/7
ONDE Masp (av. Paulista, 1.578; tel. 3251-5644)
QUANTO de R$ 7 a R$ 15 (grátis às terças)
CLASSIFICAÇÃO livre


Próximo Texto: Erotismo feminino é ponto-chave de "Sappho de Lesbos"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.