São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Índice

João Moreira Salles debate "Entreatos" no Cine Bombril

Documentário sobre bastidores da campanha de Lula em 2002 será exibido nesta noite em SP, em evento gratuito; diretor responderá a perguntas da platéia

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha e o Cine Bombril dão início hoje ao ciclo "Cinema e Política", dentro do Folha Documenta. A atração de hoje é o documentário "Entreatos", de João Moreira Salles, que mostra os bastidores da campanha vitoriosa de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República. Lula assumiu o Planalto em 2003.
Após a sessão, que tem início às 19h, haverá debate com o diretor. A entrada é franca, mas os ingressos devem ser retirados com meia hora de antecedência.
Considerado o melhor filme de 2004 pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) -"Peões", de Eduardo Coutinho, lançado em conjunto com o filme de Moreira Salles, dividiu a premiação-, "Entreatos" é um documentário influenciado pelo "cinema direto" norte-americano e expõe, com grande naturalidade, o cotidiano da equipe petista durante a campanha presidencial.
Exibe, por exemplo, um José Dirceu ainda todo-poderoso nos bastidores, antes de assumir a Casa Civil no governo, perguntando quem é a equipe de filmagem e comandando reuniões a portas fechadas. O senador Aloizio Mercadante é visto aconselhando Lula a conversar com empresário influente, em consonância com o tom "Lula paz e amor" da campanha planejada pelo publicitário Duda Mendonça.
Na época de seu lançamento, o diretor disse que optou por privilegiar as cenas internas, mesmo que as imagens captadas em comícios pelo Brasil fossem cinematograficamente muito ricas. Assim, tem-se uma rara perspectiva de um personagem político em campanha marcante na história brasileira.
"A campanha de Lula, caso ele vencesse ou perdesse, seria histórica. Vencendo, foi a primeira vez que alguém da origem social do Lula chegou à Presidência da República no Brasil. Isso é histórico, independe de qualquer julgamento sobre sua capacidade de governar", afirmou o diretor à Folha na época do lançamento do documentário.
"Entreatos" tem outras duas exibições, amanhã e sexta, às 19h. No entanto, haverá cobrança de ingressos.

Outros filmes
O ciclo "Cinema e Política" exibe outros três documentários: "Bolívia - História de uma Crise", de Rachel Boynton (passa no sábado e no domingo, às 19h), "Intervalo Clandestino", de Eryk Rocha (nas próximas segunda e terça, às 19h), e "Vocação do Poder", de Eduardo Escorel e José Joffily (dias 27 e 28, às 19h, com debate com os diretores na quinta).


FOLHA DOCUMENTA : CINEMA E POLÍTICA - ENTREATOS
Quando:
hoje, às 19h (ingressos devem ser retirados com meia hora de antecedência)
Onde: Cine Bombril (av. Paulista, 2.073, Conjunto Nacional, tel. 3285-3696)
Quanto: entrada franca


Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.