São Paulo, terça-feira, 21 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Mostra no CCBB ilustra contos de fadas com obras de arte

DA REPORTAGEM LOCAL

Ilustrações de livros infantis se misturam a obras de arte na mostra que o Centro Cultural Banco do Brasil abre hoje. De modo às vezes forçado, é a tentativa de aproximar os contos de fadas às artes visuais.
Leda Catunda e Erika Verzutti recriam o sapo que tentou raptar a Polegarzinha. Beatriz Milhazes ilustra contos árabes e uma "Trança" de Tunga é associada ao drama de Rapunzel.
Em salas coloridas -cada uma dedicada a um autor: Charles Perrault, irmãos Grimm e Hans Christian Andersen-, as obras se esforçam para corresponder aos enredos. "É a relação entre arte e narrativa", diz a curadora Kátia Canton, 45. "A exposição resgata a história dos contos de fadas, que a indústria cultural apagou."
Ela lembra, por exemplo, que "A Bela Adormecida" era uma alegoria sobre estupros e que as irmãs postiças de Cinderela tinham os olhos furados por pássaros.
Mas nada disso aparece nas obras da mostra. Permanece o conto de fadas -para crianças. (SILAS MARTÍ)


ERA UMA VEZ...
Quando:
abertura hoje, às 11h; de ter. a dom., das 10h às 20h; até 21/6
Onde: CCBB (r. Álvares Penteado, 112, tel. 3113-3651)
Quanto: entrada franca



Texto Anterior: Satyros estreia Sade "menos punk" e fecha série libertina
Próximo Texto: Teatro: Peça atualiza mito grego de Electra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.