São Paulo, domingo, 21 de junho de 2009

Índice

Ana Costa traz seu samba ao Ibirapuera

Apresentação da carioca é baseada em seu segundo disco, "Novos Alvos"

Show de cantora terá elementos pop nas melodias e nos arranjos, além de canções do seu primeiro álbum


Divulgação
Ana Costa, cantora carioca que faz show hoje em São Paulo

LUIZ FERNANDO VIANNA
DA SUCURSAL DO RIO

Ana Costa é uma das principais cantoras de samba do Rio, atuando especialmente nas casas da Lapa. Hoje, o público de São Paulo poderá não só vê-la em sua maior apresentação na cidade (no auditório Ibirapuera) como também constatar que ela não é só do samba.
Seu segundo CD solo, o recém-lançado "Novos Alvos", produzido por Alê Siqueira, também contém elementos pop, nas melodias e nos arranjos, mas sem que, para isso, tenha sido necessário o uso de efeitos eletrônicos ou, salvo poucas exceções, instrumentos elétricos.
"Não rolou esse tipo de mistura. Apenas são arranjos menos convencionais do que se vê normalmente no samba. E eu também não queria cantar sambas na linha "cheguei na roda, o tantã tocou". Podemos falar dos mesmos assuntos de outra forma", diz ela. Para falar de amor, por exemplo, escolheu uma canção do paulista Luiz Tatit, "Almas Gêmeas", bem diferente da tradição do samba carioca.
"Achei uma poesia bonita, singela, e na qual eu imagino um amor na maturidade, sem tanta ansiedade", explica. O Rio, outro tema quase inevitável no disco de uma sambista carioca, aparece em "Crônica de uma Cidade Armada" (Celso Fonseca), em que a violência é tratada com certa delicadeza. As mazelas sociais ainda são registradas com humor no partido-alto "Caderneta - A Minha Nega" (Evandro Lima/Silvão Silva/Claudinho Guimarães).
"A música do Carlinhos Brown ["Samba Cria Lei"] fala do Rio, mas é um samba-de-roda baiano e tem uma letra que me lembra o concretismo, São Paulo. Gostei disso", diz Ana. As animadas "Batendo Perna" (Ana/Jorge Agrião) e "Quer Amar Mamãe" (Martinho da Vila) também estão no repertório do show, assim como faixas do primeiro CD da cantora, "Meu Carnaval".
Ela ainda cantará "Feitio de Oração" (Noel Rosa/Vadico), "Mudando de Conversa" (Maurício Tapajós/ Herminio Bello de Carvalho) e duas com a convidada Verônica Ferriani.


ANA COSTA - NOVOS ALVOS

Quando: hoje, às 20h
Onde: auditório Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 2 do Parque do Ibirapuera)
Quanto: R$ 30
Classificação indicativa: livre




Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.