São Paulo, segunda-feira, 22 de março de 2004

Índice

ARTES PLÁSTICAS

Instituto Tomie Ohtake traz, além da mostra do paraense, obra do designer Kiko Farkas para a Osesp

Nassar faz simbiose entre popular e erudito

Divulgação
"Carrinhos", trabalho do artista Emmanuel Nassar que está na mostra "A Poesia da Gambiarra"


ALEXANDRA MORAES
DA REDAÇÃO

Com dois trabalhos inéditos além dos 40 mostrados no fim do ano passado no Rio, chega a São Paulo a mostra "A Poesia da Gambiarra", do artista plástico paraense Emmanuel Nassar, no Instituto Tomie Ohtake.
A curadoria da retrospectiva coube à crítica de arte Denise Mattar e evidencia a simbiose entre tradição popular e arte erudita, um dos fortes aspectos da obra do artista, com o objetivo de "desmistificar e confundir saudavelmente os elementos que determinam um trabalho como ingênuo ou contemporâneo", segundo Nassar.
Aos 25 anos de carreira e 54 de idade, o artista persegue a união de pontos extremos. Sua obra se delineia através de características regionais, mas não se fecha apenas nelas.
A própria curadora o descreve como "um belo animal exótico", devido ao "espaço único" que ocupa na arte contemporânea brasileira, ao conjugar elementos opostos -e, como demonstra o próprio artista através de suas obras, complementares.
O Instituto Tomie Ohtake também inaugura hoje a mostra "Imagens da Música", com cartazes produzidos em 2003 para a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) pelo designer gráfico Kiko Farkas.
Numa parceria com o maestro John Neschling, diretor artístico da Osesp, que estava preocupado com o fato de a atividade da orquestra poder "ser caracterizada como perigosamente museal", Farkas buscou na incrível arte dos cartazes combustível para levar à Osesp uma profusão de cores e formas bem combinadas.

"A POESIA DA GAMBIARRA", DE EMMANUEL NASSAR, E "IMAGENS DA MÚSICA", DE KIKO FARKAS. Quando: vernissage hoje, às 20h. De ter. a dom., das 11h às 20h. Até 16/5. Onde: Instituto Tomie Ohtake (r. Coropés, 88, Pinheiros, tel. 6844-1900). Quanto: entrada franca.


Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.