|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Habitação e exclusão são temas de mostra
Filmes no CCBB tratam de mutações do espaço e seu impacto no modo de habitar
Onze documentários franceses e brasileiros têm exibição gratuita na mostra "Social em Movimento", que acontece de hoje a domingo
CÁSSIO STARLING CARLOS
CRÍTICO DA FOLHA
As mutações do espaço e seu
impacto na maneira de habitar,
as variadas formas de exclusão
e de reclusão e os esforços diversos dos indivíduos para sobreviverem dentro dessas "armadilhas" são temas recorrentes do ciclo "Social em Movimentos", que reúne, de hoje a
domingo no CCBB, 11 documentários realizados por franceses e brasileiros com foco
predominante em questões como habitação, imigração e discriminação social e étnica.
O ciclo integra os eventos de
abertura do Ano da França no
Brasil e divide-se em quatro
blocos: "uma cidade, várias histórias", "imigração", "músicas
urbanas" e "justiça". Após a exibição dos dois filmes relacionados a cada tema, um debate
reunirá realizadores e especialistas nas questões para levar a
discussão da tela para a sala.
É um modo de aproximar
realidades aparentemente distintas e traçar paralelos entre,
por exemplo, um prédio ocupado ao longo de décadas por imigrantes em "5-7 Rue Corbeau",
de Thomas Pendzel, e "Moro
na Tiradentes", no qual Henri
Gervaiseau e Claudia Mesquita
registram a memória da exclusão no depoimento de pessoas
que se mudaram para a Cidade
Tiradentes, na extrema periferia da zona leste paulistana.
Por sua vez, "La Traversée" e
"Migrantes" aproximam duas
migrações diversas com efeitos
similares: a de argelinos que se
movem para a França e a de
nordestinos que encontram no
interior de São Paulo condições
precárias de trabalho em plantações de cana-de-açúcar.
Na abertura e encerramento,
o ciclo traz raridades como um
filme de 1928 sobre catadores
de lixo de Paris, o primeiro curta do rigoroso Maurice Pialat
sobre a vida na periferia da capital francesa no fim dos anos
50 e "La Vie Moderne", registro
das transformações humanas e
físicas da paisagem rural francesa sob o olhar inesgotável de
Raymond Depardon.
Texto Anterior: Mais "francesas" Próximo Texto: Destaques do ciclo Índice
|