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DESIGN
Exposição reúne 110 cartazes publicitários produzidos recentemente por três gerações de artistas gráficos do Japão
Gráfica japonesa desenha panorama
ALEXANDRA MORAES
DA REDAÇÃO
Para além dos ideogramas, a
produção gráfica japonesa ganha
um novo panorama através da exposição "ADC Tóquio", que reúne, no Instituto Tomie Ohtake, 110 cartazes produzidos recentemente por grandes nomes do design do país, selecionados pelo Art Directors Club de Tóquio.
A mostra faz parte de um intercâmbio estabelecido entre a Ginza
Graphic Gallery (GGG) e o Instituto Tomie Ohtake, que realizou
na sede da GGG, em Tóquio, no ano passado, uma mostra sobre a
produção gráfica brasileira através de cem livros, com curadoria
de Ricardo Ohtake, designer e diretor do instituto.
Com o objetivo final de servir à
publicidade, mas sem abrir mão do cuidado estético, os cartazes
são distribuídos, segundo o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP organizador da exposição, Francisco Homem de Melo, de acordo com sua
linguagem. "Há uma sala para
ilustrações, uma para fotografia e
outra para "outras coisas", como o
desenho produzido digitalmente
e a tipografia", enumera Homem
de Melo. "É importante vê-los de
perto, pois há matizes e texturas
que não podem ser percebidos
pelas reproduções", completa.
Obras de nomes fundamentais
do design gráfico japonês, como
Shigeo Fukuda e Ikko Tanaka,
dão impulso à mostra, que também contempla a produção elegante dos quase cinquentenários
Shin Matsunaga e Kenya Hara e a
de designers mais jovens, como
Kashiwa Sato e Takuya Onuki.
Quem espera uma mostra cheia
de ideogramas misteriosos pode
se decepcionar. Fotos e ilustrações predominam e mantêm a
proporção do que é mostrado na
própria publicidade japonesa.
"Os japoneses não gostam muito
da mensagem direta, das ordens
do tipo "compre isso, compre
aquilo". Procuram dar suas mensagens através das imagens", explica Yoshio Hirayama, diretor da
Ginza Graphic Gallery. Para complementar a mostra, Hirayama e
Francisco Homem de Melo falam
hoje sobre "Tensão entre a Publicidade e o Design Gráfico".
Para os próximos dois anos, o
Instituto Tomie Ohtake planeja
continuar investindo no design
japonês, com retrospectivas de
Fukuda e Tanaka, entremeadas
por mostras sobre a arquitetura
dos brasileiros Vilanova Artigas e
Oscar Niemeyer.
ADC TÓQUIO - SELEÇÃO 2000.
Quando: vernissage hoje, às 20h.
Palestra "Tensão entre a Publicidade e o
Design Gráfico" hoje, às 19h. De ter. a
dom.: das 11h às 20h. Até 20/7. Onde:
Instituto Tomie Ohtake (r. Coropés, 88,
Pinheiros, tel. 6844-1900). Quanto:
entrada franca.
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