São Paulo, Quarta-feira, 23 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA ERUDITA
Concerto resgata produção do século 18
Sesc toca músicas do Brasil Colônia

free-lance para a Folha

"A Música na Corte de D. João 6º", concerto que acontece hoje, às 21h, no Sesc Ipiranga, apresenta um panorama da música erudita no Brasil colonial, com peças dos principais compositores da época: Neukom, padre José Maurício Nunes Garcia, Marcos Portugal e Francisco Manuel da Silva, autor do hino nacional.
O espetáculo integra a série de concertos mensais Brasil 500 Anos - Música e História, cujo objetivo é recuperar a memória da produção clássica no país. O projeto, com curadoria de Marina Brandão, teve início em abril desse ano e vai até o mesmo mês do ano 2000.
"As Matinas do Natal", composição do padre José Maurício Garcia para o Natal de 1799, é o destaque. A execução fica por conta do Coral Canticorum Jubilum e do quarteto de solistas formado por Heloísa Petri (soprano), Teresa Longatto (contralto), Sérgio Wernec (tenor) e Sandro Bodilon (baixo), com acompanhamento ao órgão de José Luis de Aquino.
Entre as peças de Neukom, o espectador ouvirá "O Amor Brasileiro" e "L"Amourex". De Marcos Portugal, será executada "Raivas Gostosas" e, de Francisco Manuel da Silva, "Lundu da Marrequinha".


Concerto: A Música na Corte de D. João 6º Quando: hoje, às 21h Onde: Sesc Ipiranga (rua Bom Pastor, 822, tel. 3340-2000) Quanto: grátis


Texto Anterior: Opiniões de Bibi
Próximo Texto: Teatro: Mostra Macunaíma comemora 25 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.