São Paulo, Quarta-feira, 23 de Junho de 1999
Texto Anterior | Índice

O BOM DO DIA
"O Casamento" é encenado na USP
EAD traz texto de Nelson Rodrigues


THIAGO STIVALETTI
da Reportagem Local

Um programa imperdível para os fãs de Nelson Rodrigues está em cartaz, com entrada gratuita, na USP: uma montagem de "O Casamento" pelos alunos da EAD.
O interesse pelo dramaturgo ressurgiu com força nos anos 90. Nos últimos anos, foram encenadas na cidade "Bonitinha, Mas Ordinária", "Álbum de Família" e "Toda Nudez Será Castigada", entre outras.
Nelson Rodrigues era ou não um autor moralista? A montagem de alunos da EAD (Escola de Arte Dramática) para "O Casamento" equilibra-se na ambiguidade entre a crítica ácida às instituições sociais e a apologia implícita a essas mesmas instituições, presente em todos os textos do dramaturgo.
Na história, a família de Glorinha (Ingrid de Souza) prepara seu casamento com o playboy Teófilo (Igor Cotrim). A paixão recolhida do pai (Marcello Airoldi) pela menina e as tendências homossexuais do noivo são algumas das "perversões" retratadas pelo autor.
Em uma trama paralela, Xavier (Eros Leme) divide-se entre a mulher leprosa e a amante, a secretária Noêmia, em um conflito que termina em tragédia.
O casamento é visto ao mesmo tempo como a redenção familiar que sublima os desejos proibidos e a prisão que sufoca esses mesmos desejos, conduzindo à morte.
O romance, publicado em 1966, foi logo proibido pelo governo Castello Branco com o argumento de que atentava contra a "organização familiar".
O diretor Mario Piacentini preservou os diálogos rodriguianos e deu liberdade para que cada ator explorasse a individualidade de seu personagem dentro da história, sem comprometer a fluência do texto.
Para completar o cardápio rodriguiano, a TV Cultura exibe amanhã, às 22h30, como parte da retrospectiva de seus 30 anos, a montagem de Antunes Filho para "Vestido de Noiva", com Edwin Luisi e Lilian Lemmertz.


Peça: O Casamento
Quando: quarta a sábado, às 21h30; domingo, às 20h30; até 4 de julho
Onde: Teatro Laboratório da ECA/USP (av. Luciano Gualberto, travessa J, 215, Cidade Universitária, tel. 818-4375)
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Teatro: Mostra Macunaíma comemora 25 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.