São Paulo, terça-feira, 23 de outubro de 2007

Texto Anterior | Índice

saiba mais

Galeria abre anexo e dobra de tamanho

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um dos donos da galeria Vermelho, Eduardo Brandão conta que, quando abriram o espaço, em 2002, as senhoras da região vinham sentar no jardinzinho atrás do prédio. Cinco anos depois, o jardim e a galeria ficaram pequenos demais para abrigar um acervo que agora já tem mais de 40 artistas.
Por isso, compraram a casa ao lado, maior que o prédio original desenhado por Paulo Mendes da Rocha e José Armênio Cruz, para servir de acervo e nova área expositiva, inaugurada agora junto com a individual de Daniel Senise.
Rocha foi convocado para a tarefa de integrar o novo espaço ao prédio antigo. Construiu uma passarela ligando os dois edifícios e criou uma janela de 14 m de largura no anexo, abrindo vista para o pátio central, onde fica também o restaurante Sal, inaugurado em 2005 e ampliado há seis meses.
Com a reforma, a galeria ganhou mais 500 m2, uma loja e um mirante, tornando-se um grande complexo para mostrar e vender artes visuais.
Dentro do novo prédio, batizado Tijuana, funcionará uma loja de livros de artistas, com prateleiras assinadas pelo estúdio Ovo. Na parte de trás do anexo fica um longo corredor que servirá de reserva técnica, enquanto o andar de cima destaca obras do acervo permanente -hoje à noite estarão expostos trabalhos de 38 artistas, entre eles Ana Maria Tavares, Rosângela Rennó e Superflex.
Uma instalação de Marilá Dardot é o primeiro trabalho a ocupar o mirante projetado por Rocha, que assina a reforma com o parceiro do projeto original. O pequeno terraço, que abrigará esculturas e obras externas, teve as paredes erguidas, tapando a vista das casas mais próximas e mostrando só a paisagem ao fundo. "É um lugar na crista da avenida Paulista, mas debruçada sobre o Pacaembu. É uma surpresa topográfica da cidade", diz Rocha. (SM)


Texto Anterior: Por que ver
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.