São Paulo, quarta-feira, 23 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUDIOVISUAL

Evento é no Sesc Santana

Duelo entre música e imagem abre Mutek

DA REPORTAGEM LOCAL

Esticar um pouquinho as fronteiras é o que se propõe o festival Mutek, cuja primeira edição brasileira começa hoje, em São Paulo.
O evento, que acontece há seis anos no Canadá, reúne anualmente mais de 70 artistas de 15 países, que se apresentam por cinco dias em teatros, galerias e casas noturnas de Montréal.
"Eu trabalhava para outros eventos do tipo, mas surgiu a idéia de desenvolver um festival de música eletrônica e arte digital focado na criação, em vez de privilegiar apenas a parte festeira dessa cultura. Por isso o evento é quase todo formado por live PA, e não por DJs", diz Alain Mongeau, criador do Mutek, que veio assistir à versão paulistana.
"O evento atinge do mais experimental a programas rítmicos, em que o público possa dançar. É importante mostrar todo o espectro da cultura eletrônica."
No evento de São Paulo, é primeiro a parte experimental que poderá ser vista. Hoje, às 18h30, dentro do chamado Mutek Pan Am, acontece a mesa-redonda "As Perspectivas Atuais da Difusão de Música Eletrônica: As Experiências de Selos Independentes e Net Labels", no Sesc Santana. Participarão Marc Leclair (Musiques Risques, Canadá), DJ/Rupture (Espanha) e Pheek (Canadá). A mediação é de Mauricio Bussab, e a entrada é gratuita.
Às 20h30, será a vez das apresentações audiovisuais, em que as imagens complementam/duelam com a música. Serão três os shows: Deadbeat (projeto canadense de Scott Monteith, em que ele realiza uma espécie de "minimal dub"), Skoltz Kolgen (também canadense, formado por Dominique Skoltz e Herman Kolgen) e Monolake (ou o alemão Robert Henke, que explora diversas estruturas sonoras) -o mexicano Murcof, por problemas com seu passaporte, não virá ao país.
Na sexta, no clube Lov.e, ocorre o Micro Mutek. Voltado para a pista, terá apresentações de Eli Iwasa, dos canadenses Akufen e Pheek e dos alemães Ada e Metope. (THIAGO NEY)

Mutek Pan Am
Quando:
hoje, a partir das 18h30 (mesa-redonda) e das 20h (shows)
Onde: Sesc Santana - teatro (av. Luiz Dumont Villares, 579, Jardim São Paulo, tel. 6971-8700)
Quanto: de R$ 2 a R$ 8


Texto Anterior: SP recebe "filha" da mãe de todas as cantoras
Próximo Texto: Fotografia: Alemão explora autofagia da cidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.