São Paulo, quarta-feira, 25 de maio de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ciclo Fronteiras do Pensamento estreia hoje em São Paulo

Conjunto de conferências, criado em Porto Alegre, será aberto pelo crítico norte-americano Fredric Jameson

Oito seminários serão realizados na cidade; o time de palestrantes inclui Orhan Pamuk e Zygmunt Bauman

DE SÃO PAULO

Começa hoje a primeira edição do ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento em São Paulo.
Oito palestrantes se apresentarão até dezembro -um por mês-, sempre na Sala São Paulo. Parte deles também discursará em Porto Alegre, onde nasceu e ainda ocorre o projeto.
A edição paulistana será aberta, às 20h30, pelo crítico americano Fredric Jameson, autor de "A Virada Cultural -°Reflexões sobre o Pós-Moderno" (Civilização Brasileira, 318 págs., R$ 36).
Jameson também foi responsável pela abertura do ciclo no Rio Grande do Sul, dois dias atrás, com palestra intitulada "A Estética da Singularidade".
Em julho, o evento receberá o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, autor de "Amor Líquido" (Zahar).
Em setembro, será a vez do filósofo francês Luc Ferry, que, quando ministro da Educação da França, entre 2002 e 2004, proibiu o uso de véus e outros símbolos religiosos em escolas públicas do país.
A última palestra ocorrerá em 6 de dezembro, ministrada pelo escritor turco Orhan Pamuk, autor de "Istambul" e vencedor do Nobel de Literatura em 2006 (veja programação completa ao lado).

INGRESSOS
Lançado em 2006, o Fronteiras do Pensamento contou, em edições passadas, com mais de 80 palestras de intelectuais variados.
Passaram por ali nomes como o escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez, o compositor norte-americano Philip Glass e o cineasta alemão Wim Wenders.
No ano passado, o projeto -então dividido entre Porto Alegre e Salvador- também recebeu o lendário líder estudantil de Maio de 1968, Daniel Cohn-Bendit, e o escritor Mario Vargas Llosa, que ganhou o Nobel em 2010.
Para o seminário que começa hoje, só há vagas na plateia elevada da Sala São Paulo. O ingresso custa R$ 1.800. Estudantes, professores, idosos, alunos da Casa do Saber e assinantes da Folha e da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) pagam metade.
Não é possível comprar ingressos para uma única conferência.


Próximo Texto: The Bad Plus sobe ao palco hoje com mais composições próprias
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.