São Paulo, segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Índice

Comentário

19º Festival de Curtas reúne boa seleção de produções brasileiras

Divulgação
A atriz Alice Braga em cena de "Rummikub", de Jorge Furtado


CÁSSIO STARLING CARLOS
CRÍTICO DA FOLHA

Uma estranha maldição condenou o curta, por tempo demais, a ser uma forma abreviada, ensaio ou apenas esboço do formato longo. Um passeio pela seleção de filmes brasileiros nesta 19ª edição do Festival Internacional de Curtas de SP é o suficiente para aniquilar tal equívoco. Jovens cineastas e cineastas com talentos já confirmados em longas retornam ao formato e comprovam que curtas não são nem suas idéias nem as expressões.
Entre os que se destacam no primeiro grupo, estão os amigos-colaboradores Juliana Rojas e Caetano Gotardo, que mantêm o padrão alcançado no inquietante "Um Ramo" (grande destaque de 2007). Ambos em momento solo avançam inspirados por olhares físicos, que extraem da atenção aos corpos uma poesia estranha, coletada no entorno da morte e no seguir da vida ("Vestida", de Rojas) ou sabendo ultrapassar a estetização fotográfica para alcançar um algo mais ("Areia", de Gotardo).
Outro nome que também mostra competência é Cavi Borges. "Engano" é mais um exercício feito em tomada longa, mas não se resume ao virtuosismo técnico, justificando o modo de narrar na situação que descreve. Já o montador Daniel Rezende desafia suas habilidades e estréia na direção com "Blackout", um habilidoso thriller, "nervoso" graças ao excelente uso do espaço, da luminosidade e dos atores.
Do time de quem retorna ao curta, dois trabalhos chamam a atenção: "Emilia Escreve um Diário" e "Rummikub". No primeiro, Tata Amaral explora com graciosidade um desdobramento de uma personagem entre o filme e a série "Antonia". No outro título, Jorge Furtado propõe um "divertimento" no qual revisita a adolescência de seu longa de estréia e opõe o frescor desta aos vícios de uma dupla de adultos.


19º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS
Quando:
até 29/8
Onde: hoje, "Vestida", às 19h, na Cinemateca (Sala BNDES); "Engano", às 16h, no Espaço Unibanco Pompéia; "Blackout", às 20h, no Espaço Unibanco Pompéia; "Emília Escreve um Diário", às 20h, na Cinemateca (Sala Petrobras). Amanhã, no CineSesc, às 22h: "Rummikub" e "Areia". Veja programação completa, salas de exibição e classificação indicativa em www.kinoforum.org/curtas
Quanto: entrada franca



Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.