São Paulo, quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trockadero usa os clichês do balé para fazer o público rir

Formada só por homens travestidos de bailarinas, cia. de NY volta ao Brasil após três anos e se apresenta em SP

Grupo nasceu há 36 anos no circuito Off Off Broadway e estourou ao parodiar o clássico com rigor técnico e artístico


AMANDA QUEIRÓS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Elas têm costas largas, cabelos no peito e pés grandes, mas vestem saias de tule e se equilibram com destreza nas sapatilhas de ponta. Soa, no mínimo, exótico, mas a proposta é outra: fazer rir.
Formado somente por homens travestidos de bailarinas, o Les Ballets Trockadero de Monte Carlo explora o ridículo do balé clássico. O grupo de Nova York esteve no Brasil em 2007 e retorna a São Paulo para três apresentações no teatro Bradesco.
Quando foi criado, há 36 anos, no circuito Off Off Broadway, o Trockadero descobriu uma fórmula infalível: parodiar as velhas companhias russas de balé -como o Kirov e o Bolshoi-, mas sem esquecer do rigor técnico na montagem das obras. As remontagens de repertório têm sempre supervisão de quem já dançou a obra em alguma grande companhia.
Com isso, o grupo achou um modo de agradar tanto os críticos quanto quem nunca vai ao teatro para ver dança.
Todo bailarino que entra para o grupo recebe um nome de "diva" à moda russa. Eles também brincam com a figura da primeira-bailarina, com suas afetações de diva e com o virtuosismo do balé.
Nisso, trocam uma ou outra pirueta por saltos mortais e são levantados sempre pelo partner que, não por acaso, costuma ser o mais mirrado. "Isso não é improvisação.
Brincamos um pouco durante os ensaios para trazer a comédia à cena", afirma o diretor artístico Tory Dobrin. Por aqui, o grupo faz um programa diferente do de 2007 e encena "La Vivandière" (de Arthur Saint-Leon), "Les Sylphides" (de Michel Fokine) e "As Bodas de Raymonda" (de Marius Petipa).


LES BALLETS TROCKADERO DE MONTE CARLO

QUANDO sex. e sáb, às 21h, e dom., às 18h
ONDE Teatro Bradesco (r. Turiassu, 2.100, Pompeia, tel. 3670-4100)
QUANTO de R$ 25 a R$ 160
CLASSIFICAÇÃO livre




Texto Anterior: Stacey Kent aprende português antes de fazer show no Brasil
Próximo Texto: Exposição: Fotógrafo Evgen Bavcar abre mostra hoje em São Paulo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.