São Paulo, segunda-feira, 25 de novembro de 2002

Próximo Texto | Índice

UNIVERSIDADE

Laboratório, com sede no departamento de história, terá pesquisadores da discriminação em diversas áreas

USP abre centro de estudos sobre a intolerância

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Entra em trabalho de parto na tarde de hoje, em São Paulo, o primeiro centro de pesquisas brasileiro dedicado exclusivamente à intolerância. O Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da USP, que será aberto com uma série de atividades até quinta, nasce com o objetivo de pesquisar todos os tipos de discriminação, de modo multidisciplinar.
Criado por iniciativa da professora Anita Novinsky, do departamento de história da USP, o centro terá áreas fixas de pesquisa em filosofia, geografia, antropologia e linguística, mas começa com seu núcleo na historiografia.
Novinsky começou a desenvolver o projeto após 11 de setembro. "Ficou muito claro para mim, mais uma vez, que nós intelectuais não temos nenhuma opção se não estimular a pesquisa sobre as diferenças que existem no mundo e a necessidade de conviver com elas", diz a historiadora.
Para tanto, ela cedeu ao LEI a maior parte do arquivo pessoal que vem recolhendo em mais de 30 anos de pesquisas sobre a Inquisição e seus desdobramentos no Brasil. Autora de oito livros sobre o tema -o último dos quais trazendo levantamento sobre as 1.076 pessoas que ela diz terem sido perseguidas pelo Santo Ofício no país-, ela disponibilizou mais de 10 mil microfilmes de documentos que recolheu, além de vasta hemeroteca sobre o assunto.
Os eventos desta semana, que serão encerrados na quinta-feira com conferência do ensaísta Sérgio Paulo Rouanet -e que incluem palestra de Jorge Werthein, embaixador da Unesco, apoiadora do LEI-, mostram ainda outros trabalhos já em desenvolvimento, com destaque para as pesquisas sobre intolerância política da professora Maria Luiza Tucci Carneiro, da USP, uma das secretárias do laboratório.


ABERTURA DO LEI-USP. Quando: hoje, a partir das 15h. Onde: anfiteatro de história da USP (av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, tel. 3091-3760). Quanto: entrada franca.


Próximo Texto: Panorâmica - Debate: "Felicidade" é tema de discussão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.