São Paulo, domingo, 25 de novembro de 2007

Índice

Parque Ibirapuera ganha trilha de música eletrônica

Apoiado por uma banda, o produtor alemão Apparat faz apresentação gratuita hoje, no início do festival Motomix

Em entrevista, o músico afirma que suas composições ganham contornos orgânicos devido ao local em que acontecerá o show

Divulgação
O alemão Sascha Ring, que atua sob o nome Apparat e se apresenta hoje no parque Ibirapuera


THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Para o produtor alemão Apparat, o lugar norteia a obra. Assim, sua música, feita basicamente por batidas eletrônicas, ganhará novos contornos em sua apresentação no parque Ibirapuera, hoje à tarde.
O evento começa às 14h30, em área ao lado da marquise do parque. É gratuito e marca o início do Motomix, festival que acontecerá por diversos clubes da cidade até o próximo sábado.
Entre as atrações, estão os DJs Mark Ronson, Boys Noize e a banda Eagles of Death Metal. Apparat é o nome do projeto de Sascha Ring. Ele já lançou álbuns-solo (como "Duplex", de 2004) e em parceria com outros artistas (com Ellen Allien produziu no ano passado o ótimo "Orchestra of Bubbles").
Sua última cria é "Walls", disco em que se afasta da música de pista e abre espaço para tons mais climáticos e intimistas. As canções deste álbum devem servir de base para o show.
"Num clube escuro, pequeno, toco mais pesado, com batidas mais secas. Num parque, o set pode ser mais melódico, mais onírico", diz, sobre o local da apresentação. "O formato de um set sempre está conectado com o lugar no qual se está."
O show será montado num formato de banda. Apparat, que se encarrega de manipular teclados e sintetizadores, estará acompanhado de um baterista e de um guitarrista.
"Sinto que a eletrônica muitas vezes soa apenas mecânica. Não quero isso, procuro um som mais orgânico, e isso é possível com a banda." "Além disso, nunca havia tocado num grupo... Gosto de estar sozinho num palco, mas estar com outras pessoas faz você ir até o seu limite. A dinâmica da apresentação é outra." Apparat mora em Berlim, cidade tida como o epicentro da música eletrônica mundial.
Mas ele encara a cidade com certo ceticismo: "Há muitos clubes em Berlim, mas há problemas. Parece que muitos DJs tocam o mesmo disco a noite inteira. A música não muda. Berlim está dominada pelo minimal. Em Londres ou Paris encontra-se mais diversidade. Berlim atualmente me parece monotemática".

Improviso
Antes de Apparat, a tarde no Ibirapuera terá início com o projeto Interligados Soundsystem, grupo formado especialmente para o evento. O coletivo terá Dudu Marote, Nego Moçambique, Gui Boratto, XRS, Zegon, entre outros, manipulando laptops ao mesmo tempo, em ritmo de improvisação.


APPARAT
Quando:
hoje, a partir das 14h30
Onde: pq. Ibirapuera, ao lado da marquise (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº)
Quanto: entrada franca


Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.