São Paulo, sábado, 26 de maio de 2007

Próximo Texto | Índice

Mostra inaugura galeria virtual

Florence Antonio abre hoje empreendimento sem sede fixa, que promoverá exposições em locais "inusitados"

Na primeira mostra coletiva, obras de 13 artistas se espalham pela sala, quartos, banheiros e piscina de mansão no Morumbi


Raimundo Paccó/Folha Imagem
Florence Antonio diante do site-specific de Iara Freiberg realizado na piscina da Casa dos Macacos


GABRIELA LONGMAN
DA REPORTAGEM LOCAL

A mais nova galeria de São Paulo tem apenas um endereço fixo: www.florenceantonio.com, o que não impede que realize exposições "de verdade", em lugares "de verdade". A primeira, coletiva com os 13 artistas representados pela galeria, é aberta hoje na Casa dos Macacos, no Morumbi.
Concebida pela ex-sócia da Millan Antonio (atualmente galeria Millan), Florence Antonio, 29, a nova proposta tem o site como única "casa" e o compromisso de realizar quatro exposições anuais em lugares "inusitados" da cidade.
"A primeira exposição é nesta casa no Morumbi; a próxima pode ser no Mercado Municipal ou num galpão antigo da Lapa, por exemplo", explica Florence, que se inspirou em um modelo de galeria já existente nos Estados Unidos e Europa, entretanto ainda inédito no Brasil.
Além de exibir a biografia e o portfólio dos artistas representados, o site promoverá exposições virtuais temáticas, de que participam também artistas convidados -selecionados a partir do envio de seus portfólios para o endereço eletrônico portfolio@florenceantonio.com. A primeira está marcada para 5 de julho, com tema a ser divulgado no dia 5 de junho. "Desde que o site entrou no ar, já recebemos mais de 50 portfólios", diz Eduarda de Souza, 22, diretora artística da galeria.
A casa onde acontece a primeira mostra vale a visita: projetada por Sergio Bernardes na década de 50, a casa de 6.300 m2 estava abandonada desde a morte de seus moradores.

Glamour e decadência
Apesar de a equipe de Florence ter pintado alguns cômodos e "tirado as teias de aranha", o local manteve uma certa atmosfera glamourosa e decadente. As 54 obras expostas se espalham por sala, seis quartos, banheiros e piscina.
Acostumada a trabalhar anteriormente com artistas consagrados, a galerista aposta agora em novos nomes -alguns recém-saídos de cursos de artes plásticas- que experimentam linguagens variadas.
"Minha idéia é misturar artistas de diferentes gerações para aumentar as possibilidades de diálogo", diz Florence.
Entre os artistas representados estão Ana Michaelis, Celina Yamauchi, Hugo Frasa, Iara Freiberg, Karlla Girotto, Marcelo Gomes, Miro, Paula Garcia, Regina Parra e outros quatro nomes.
Hoje, às 12h15 e às 16h15, Karlla Girotto apresentará sua performance "Microscópio", da qual participam dez gatos pretos, cinco pássaros brancos e uma modelo.

FLORENCEANTONIO.COM
Quando:
abertura hoje, das 11h às 18h; de seg. a sáb., das 10h às 18h; até 9/6
Onde: Casa dos Macacos (r. Combatentes do Gueto, 29, Morumbi, tel. 0/ xx/ 11/3816-3219)
Quanto: entrada franca


Próximo Texto: Rivane expõe constelação de letras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.