São Paulo, sábado, 26 de maio de 2007

Texto Anterior | Índice

Proveta leva atmosfera dos coretos ao teatro Fecap

Clarinetista tocará músicas de seu primeiro disco solo

CARLOS CALADO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os fãs já se acostumaram a ouvi-lo tocar sambas de gafieira e baiões animados à frente da Banda Mantiqueira. Lançando seu primeiro disco solo, no teatro Fecap, em São Paulo, o clarinetista e compositor Nailor Proveta não abre mão da companhia dos colegas da big band, mas mostra uma faceta mais intimista.
"Esse disco é como um filme para mim. Ele traz a história de pessoas que participam da minha vida desde o início", diz o músico paulista. No belo CD "Tocando para o Interior" (Núcleo Contemporâneo), Proveta recria a atmosfera sentimental dos coretos de cidades interioranas, como Leme, onde nasceu e aprendeu a tocar.

Parceiros antigos
Para homenagear seus primeiros mestres musicais, familiares ou parceiros mais recentes, como o violonista Mauricio Carrilho, Proveta compôs emotivos choros e valsas. Também interpreta composições de antigos parceiros, como o maestro Laércio de Freitas e o violonista Edson Alves.
"Eu queria fazer um disco de agradecimento a essas pessoas, que tivesse uma carga de emoção verdadeira. Mas como é que eu tocaria, hoje, uma valsa ou um dobrado? Um bolo só acontece se você usar os ingredientes certos e equilibrados", explica Proveta, referindo-se ao cuidado de atualizar esses gêneros mais clássicos sem descaracterizá-los.
É o que se ouve, por exemplo, na delicada "Valsa para uma Flor", cujo arranjo utiliza uma instrumentação pouco convencional: piano, acordeom, vibrafone e diversos sopros. "Se eu fizesse um coreto, hoje, usaria uma mistura de big band com cordas, regional de choro, quarteto de jazz e outros elementos", comenta.
"Considero muito limitada essa coisa do músico que só toca choro, do outro que só toca em big band ou daquele que só toca clássico. Assim você não experimenta a música em sua plenitude maior", observa Proveta, admitindo que a experiência desse disco pode gerar outros projetos nessa linha. "Acho que encontrei outra forma de reunir os músicos."
Repleto de participações especiais, o show de hoje no teatro Fecap destaca Toninho Carrasqueira (flauta) e Laércio de Freitas (piano). Amanhã, será a vez da cantora Mônica Salmaso e do saxofonista Teco Cardoso.
"A idéia é transformar essas noites em um coreto", diz Proveta, lembrando que coreto vem de "cuore", coração, em italiano. Duas noites para abrir os corações.


PROVETA & CONVIDADOS
Quando:
hoje, às 21h; dom., às 19h
Onde: teatro Fecap (av. Liberdade, 532, tel. 3272-2277)
Quanto: R$ 30


Texto Anterior: Percpan carrega em shows só de batuque
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.