São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 2006

Índice

Animações alemãs têm humor e leveza

Novos artistas abandonam visão niilista e produzem curtas mais descontraídos

"Mr. Schwartz" e "Bow Tie Duty for Squareheads" foram premiados pelo júri popular carioca como as melhores primeiras obras


Divulgação
Cena de "Fallen", animação de Peter Kaboth que está na edição do Anima Mundi deste ano, aberta ao público de hoje até o dia 30


ALEXANDRE MATIAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um grupo de bichos reúne-se na mesa da cozinha para decidir qual deles deve deixar o apartamento. Um senhor tem alterada sua rotina de varrer folhas caídas quando pessoas começam a cair do céu. Um vizinho incomodado chama a polícia e engata uma série de acontecimentos em cadeia que viram do avesso o triunvirato sexo, drogas e dance music.
"Kein Platz Fur Gerold", "Fallen" e "Mr. Schwartz, Mr. Hazen e Mr. Horlocker" são amostras diferentes da nova animação alemã, uma mais cética, outra mais lírica e a terceira mais escrachada, mas todas as três -além de outras em exibição na 14ª edição do Anima Mundi, que abre hoje suas portas para o público paulistano- mostram que o humor voltou ao país.
"É uma espécie de luz no fim do túnel", explica uma das organizadoras do evento, Aída Queiroz, "antes a animação deles era mais existencialista, niilista. Os temas continuam densos, eles não perderam essa característica alemã, mas a forma de contar ficou mais leve", completa a curadora.
Tanto que dois destes curtas, "Mr. Schwartz" e "Bow Tie Duty for Squareheads", receberam os prêmios de melhor primeira obra segundo o júri popular da etapa carioca, ficando em primeiro e terceiro lugares na categoria.

Premiações
A premiação, revelada no domingo, ainda valeu o título de melhor curta-metragem para "First Flight" da DreamWorks (que passa na sessão Curtas 12, amanhã e no sábado) e o de Melhor Animação Brasileira para "Pax", de Paulo Munhoz (que passa na sessão Curtas 4 hoje, às 18h, e sexta, às 15h).


Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.