São Paulo, quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Série flagra famosos depois do banho

Imagens do francês Thomas Dozol retratam celebridades e anônimos no momento em que saem do chuveiro

Mostra em São Paulo reúne 42 fotografias da série, que tem também retratos de Jake Shears, da banda Scissor Sisters

Fotos Divulgação
A atriz Gwyneth Paltrow retratada logo depois do banho em fotografia de Thomas Dozol

SILAS MARTÍ
DE SÃO PAULO

Beleza também está nos poros dilatados, na pele vermelha e nos cabelos molhados. Ou pelo menos é o que tenta enxergar e fixar a lente do fotógrafo Thomas Dozol.
Seus retratados são todos flagrados no instante em que saem do chuveiro, ainda molhados, alguns nus, outros de toalha. Teria a pretensão do banal, não fossem seus banhistas um tanto famosos.
Michael Stipe, vocalista do REM e namorado desse francês radicado em Nova York, faz a barba diante do espelho em seu banheiro no apartamento onde moram juntos.
Também em casa, a atriz Gwyneth Paltrow sai do banho enrolada numa toalha branca, olhando o horizonte que está fora do quadro.
"Queria fazer retratos de pessoas que não estivessem posando para a câmera", diz Dozol, que mostra a série de imagens agora no Espaço + Soma, em São Paulo. "Todos conhecemos muito bem a câmera e posamos o tempo todo, queria lutar contra isso."
Dozol então marcou horário na casa de cada retratado. "Conversava um pouco, tirava umas fotos instantâneas e depois pedia para entrarem no banho", conta o artista. "Mandava abrir a porta quando estivessem prontos."

BELEZA FRÁGIL
E esse momento é diferente em cada caso. Dozol tenta evocar a sensação de intimidade que transborda das fotografias de gente como Nan Goldin e Wolfgang Tillmans, que também retrataram amigos em poses mais ou menos lascivas, mas esbarra no impasse da celebridade, que ofusca a noção de acaso.
"Não queria uma série sobre famosos, convidei pessoas que eu conheço", diz o fotógrafo. "Tratados todos do mesmo modo, rostos conhecidos se tornam humanos, tão crus quanto os demais."
Mas na crueza de Stipe, Paltrow ou Jake Shears, do Scissor Sisters, jaz o buzz da fama -e inegável erotismo. "Existe uma tensão erótica, mas não enfatizei isso", diz Dozol. "Queria só mostrar essas pessoas sozinhas, que ficam muito bem nessa mistura de beleza e fragilidade."

THOMAS DOZOL

QUANDO abertura hoje, às 19h; de ter. a qui., das 12h às 20h; sex. e sáb., das 12h à 1h; até 27/11
ONDE Espaço + Soma (r. Fidalga, 98, tel. 3031-7945)
QUANTO grátis


Texto Anterior: Caribou toca em SP e lança CD com superbanda
Próximo Texto: Música: Luísa Maita faz amanhã show do disco "Lero-Lero"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.